HEROI DE QUATRO PATAS
Corpo de Bombeiros do RS se despede do cão de salvamento Guapo
O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul comunicou com profundo pesar o falecimento do cão de busca e salvamento Guapo, parceiro fiel do 1º Sargento Brum e verdadeiro símbolo de coragem, solidariedade e dedicação.

Guapo dedicou sua vida ao resgate de pessoas em situações de calamidade, participando de missões históricas, como o rompimento da barragem em Brumadinho (MG), em 2019, as enchentes em Petrópolis (RJ), em 2022, o apoio à Gendarmeria da Argentina, em 2018, e os desastres no Vale do Taquari, em 2023 e 2024, além de inúmeras operações pelo território gaúcho.
O querido cão labrador nasceu em 14 de abril de 2014, iniciou suas atividades com apenas um ano de idade e se aposentou em julho de 2024, após uma trajetória marcada por dedicação e bravura.
Mais do que um cão de salvamento, Guapo também levou conforto e alegria a muitas pessoas, por meio de projetos de cinoterapia (serviços assistidos por animais) e visitas a escolas, promovendo laços de empatia, carinho e bem-estar com a comunidade.

Em nota o CBMRS disse: "Durante sua trajetória, foi homenageado com medalhas e moções por sua bravura, mas seu legado vai muito além dos reconhecimentos oficiais. Guapo será lembrado pelo amor que espalhou, pela esperança que levou às famílias em momentos de desespero e pela missão nobre que cumpriu com excelência até o fim. O CBMRS presta sua mais sincera homenagem ao Bombeiro Guapo, que agora descansa após anos de serviço à vida e à humanidade."
A corporação organizou um cortejo fúnebre com saída do Hospital Veterinário da UFSM até a sede do 4 Batalhão de Bombeiros Militar de Santa Maria, onde foi realizada uma cerimônia de formatura de despedida para o Guapo.