Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Segurança

Corpo de Bombeiros confirma 10 mortos após queda de paredão em Capitólio

Duas vítimas já foram identificadas. Equipes de buscas não trabalham mais com a possibilidade de desaparecidos.

G1
por  G1
09/01/2022 18:18 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Os dois últimos corpos da queda do paredão no Lago de Furnas, em Capitólio no sábado (8), foram encontrados na tarde deste domingo (9). A informação foi confirmada pelo Corpo de Bombeiros de Minas Gerais durante coletiva de imprensa.

Ao todo são 10 mortos no acidente. Duas vítimas já foram identificadas, mas só o nome de uma delas foi divulgado. Trata-se de Júlio Borges Antunes, de 68 anos, morador de Alpinópolis (MG).

Júlio Borges Antunes foi a primeira vítima identificada no desabamento em Capitólio — Foto: Redes sociais

Todas as pessoas estavam na lancha chamada "Jesus". Eles estavam hospedados em São José da Barra e eram familiares e amigos uns dos outros. O mais jovem do grupo tinha 14 anos.

Um vídeo mostra o momento em que as lanchas são atingidas.

Feridos

  • 2 pessoas com fraturas expostas foram para a Santa Casa de Piumhi, a cerca de 23 km de Capitólio;
  • Um paciente internado na Santa Casa de Passos, a 74 km de Capitólio, é um jovem de 26 anos e morador de Pimenta (MG). Ele será deve ser operado nesta segunda-feira (10) e em seguida deve ter alta;
  • a terceira pessoa que estava internada em Passos foi para um hospital particular e está estável.

Equipes de buscas não trabalham mais com a possibilidade de desaparecidos

Segundo os bombeiros, partes de corpos foram encontrados e levadas para a Polícia Civil. As buscas continuam para encontrar outros fragmentos. O Governo de Minas Gerais decretou luto oficial de três dias em todo o estado.

Em nova entrevista na tarde de domingo, as autoridades informaram que uma segunda pessoa foi identificada, mas, até 16h30, o nome não tinha sido divulgado. A polícia aguarda a resposta dos laudos e dos testes de DNA para ter a comprovação oficial da identificação das vítimas.

Vítimas que ainda aguardam identificação oficial:

  • Homem de 40 anos, natural de Betim (MG) - piloto da lancha
  • Mulher de 43 anos, de Cajamar (SP)
  • Jovem de 18 anos, de Paulínia (SP)
  • Homem de 67 anos, de Anhumas (SP)
  • Mulher de 57 anos, de Itaú de Minas (MG)
  • Jovem 24 anos, de Campinas (SP)
  • Homem de 35 anos, de Passos (MG)
  • Jovem de 14 anos, de Alfenas (MG)
  • Homem de 37 anos, de Itaú de Minas (MG)

Neste domingo, a Furnas Centrais Elétricas divulgou uma nota sobre o acidente.

"FURNAS lamenta profundamente o acidente e verdadeiramente se solidariza com as vítimas e seus familiares. A empresa esclarece que utiliza a água do lago para a geração de energia elétrica, por meio de Contrato de Concessão de Geração de Serviço Público, e que compete à Marinha do Brasil e aos respectivos poderes públicos locais a gestão dos demais usos múltiplos do reservatório, dentre os quais as atividades econômicas de turismo profissional.

FURNAS apoia por meio de iniciativas e projetos socioambientais as 34 prefeituras e suas defesas-civis existentes no entorno do lago, que é um dos maiores lagos artificiais do mundo com mais de 3.500 km de perímetro, mas não tem poderes para desenvolver fiscalização e/ou outorgas de licenças para atividades de turismo e lazer.

FURNAS reforça que o Corpo de Bombeiros, a Marinha do Brasil, Polícia Civil e Federal, bem como a Defesa Civil de Minas Gerais estão conduzindo operações de resgate e apurações sobre o ocorrido em Capitólio.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE