Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Coronavírus em SC: as mudanças em ônibus, comércio e bancos com decreto de emergência

Governo de SC decretou situação de emergência e anunciou medidas de restrição para todo o território.

NSCTotal
por  NSCTotal
18/03/2020 16:19 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Devido a pandemia do novo coronavírus, o governo de Santa Catarina decretou situação de emergência nesta terça-feira (17) e anunciou medidas drásticas de restrições para a maioria dos serviços no Estado. O anúncio foi feito pelo governador Carlos Moisés da Silva (PSL) em coletiva de imprensa no início da noite, após três horas de reunião com o secretariado.

O documento, assinado ainda na noite desta terça-feira, esclarece que a decisão tomada pelo governo busca conter a propagação do Covid-19, uma vez que Santa Catarina registrou transmissão comunitária — quando não é mais possível identificar a origem da contaminação. O governo também afirmou que esse tipo de transmissão foi identificado no Sul do Estado.

Entre as decisões tomadas, o transporte público foi proibido de circular em todo o território catarinense por sete dias. Também vão ficar fechados bares, restaurantes, lojas, agências bancárias e demais comércios que não considerados essenciais. 

Medidas contra coronavírus, como fechamento de lojas e suspensão de transporte de ônibus, começam a valer nesta quarta (18)(Foto: Diorgenes Pandini, Diário Catarinense)

A medida começa a valer nesta quarta-feira (18). O governo estadual esclareceu que a aplicação das medidas é imediata, e que as empresas afetadas não precisam esperar notificação para que interrompam suas atividades. No entanto, o próprio governo reconhece que é natural um período para adaptação, esperado para ocorrer ao longo desta quarta.

Fiscalização

O governo de SC informou que a Polícia Militar, a Polícia Civil e as demais forças de segurança estão de prontidão para fazer valer o decreto publicado pelo governador Carlos Moisés. No caso dos transportes, as equipes da Aresc farão a fiscalização.

Denúncias


Telefone 190 - para denúncias à Polícia Militar em caso de descumprimento de decreto.

Telefone 181 - para denúncias em caso de irregularidades em estabelecimentos ou preços abusivos.

Veja o que funciona e o que está paralisando temporariamente em Santa Catarina, a partir de hoje, por força de decreto do governador.

Divulgação

Casos em SC

Até o início da tarde desta quarta, a última atualização de casos de coronavírus em Santa Catarina indicava sete casos confirmados. No entanto, o próprio governo estadual afirma que esse número é maior, e aguarda a validação das informações pelo Ministério da Saúde para divulgar o número atualizado. O governo também informou que a transmissão comunitária do coronavírus foi identificada no Sul catarinense.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE