Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Educação

Coordenadoras da Educação Infantil das Escolas Municipais organizam Fórum Municipal

VI Fórum Municipal de Educação Infantil acontecerá no dia 22 de julho.

Asco Prefeitura de Erechim
por  Asco Prefeitura de Erechim
23/06/2022 10:00 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

Na manhã desta quarta-feira (22) as coordenadoras que atuam nas 16 Escolas Públicas Municipais de Educação Infantil, acompanhadas da coordenadora da Divisão de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação, professora Andressa Confortin, iniciaram a preparação da organização do VI Fórum Municipal de Educação Infantil, que acontecerá no dia 22 de julho.

O Fórum terá como temática “O pulsar da infância e a garantia dos direitos das crianças na Educação Infantil”. Essa é uma ação que a Secretaria de Educação resgata pela importância de colocar em debate a Política da Educação Infantil no Sistema Municipal com os docentes que atuam nessa etapa, uma vez que a última versão do Fórum aconteceu no ano de 2016.

Para a coordenadora da EMEF Caras Pintadas, professora Patrícia Tapia Scalco a formatação do evento visa ir a encontro do que é visto no dia-dia das escolas. “Participar da construção do Fórum de Educação Infantil vem exatamente de encontro com o que vivenciamos no cotidiano das nossas escolas: a escuta. A organização deste momento é uma representação desta infância que pulsa cada vez mais com a finalidade de garantir o direito das crianças”, ressalta a professora.

O fórum já tem confirmada a presença da professora Doutora Rita Coelho para conduzir a temática do Fórum no turno da manhã, que atuou como Coordenadora da Educação Infantil do Ministério da Educação (MEC) e tem renome nacional e internacional nos debates da Educação Infantil. No turno da tarde o Fórum será conduzido pelas Coordenadoras Pedagógicas, que evidenciarão as vivências de um pulsar da infância: os direitos de aprendizagem e desenvolvimento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no cotidiano das Escolas.

A coordenadora da Divisão da Educação Infantil, professora Andressa Confortin explica que a Educação Infantil tem passado por significativos debates, principalmente no que tange os conceitos de criança, infância e currículo. “Proporcionar um encontro entre os profissionais que atuam nesta etapa da Educação Básica é dar vez, voz e visibilidade para quem no dia a dia faz a Educação Infantil pulsar. São professoras e crianças, com corações que pulsam alegres e vibrantes, na busca de valorização e respeito pela infância”, explica.

Por se tratar de um evento que reúne profissionais que atuam na Educação Infantil, sejam do Sistema Municipal, da Rede Privada e representantes da Associação de Municípios do Alto Uruguai (AMAU), o resgate do evento torna-se fundamental, conforme explica a secretária de Educação de Erechim, Verenice Lipsch. “Queremos que nossos Professores sejam protagonistas das políticas de Educação Infantil em nível municipal, pois estes é que estão diariamente nas Escolas. Queremos possibilitar o debate democrático das propostas pedagógicas”, finaliza a secretária.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE