Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Agro

Cooperativas realizam intercâmbio virtual sobre estratégias de comercialização online

Debate virtual foi organizado e mediado pela Emater/RS-Ascar, parceira da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, através da UCP Erechim

Terezinha Vilk/Emater/RS
por  Terezinha Vilk/Emater/RS
28/07/2020 22:54 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

As experiências de comercialização online e de delivery de alimentos da agricultura familiar desenvolvidas com o apoio da Emater/RS-Ascar junto às cooperativas da agricultura familiar atendidas pela Unidade de Cooperativismo de Erechim despertaram interesse de outras cooperativas e entidades de fora do Estado. As estratégias de comercialização online levaram à realização de intercâmbio virtual, a partir da demanda da Cooperativa de Crédito Rural Seara (CrediSeara), da Epagri e de organizações da agricultura familiar do município de Seara (SC), interessadas em conhecer as experiências destas modalidades de comercialização por meio de canais digitais.

O debate virtual foi organizado e mediado pela Emater/RS-Ascar, parceira da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), através da Unidade de Cooperativismo de Erechim (UCP Erechim). Participaram do intercâmbio virtual, realizado na sexta-feira (24/07), a Cooperativa Central da Agricultura Familiar de Econômica Solidária (Cecafes), Cooperativa Mista e de Trabalho Alternativa Ltda (Coonalter), de Passo Fundo, Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) - campus de Erechim, CrediSeara, Agricooper, Epagri, e Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Sintraf) do município de Seara (SC).

O intercâmbio virtual interestadual possibilitou às cooperativas e entidades do município catarinense de Seara compartilharem a experiência de vendas realizadas por meio da loja física da Casa Colonial Seara, e exporem o interesse de conhecer alternativas e ferramentas para implementar as vendas online e delivery de alimentos.

A comercialização online é uma estratégia de vendas que vem apresentando crescimento representativo nos últimos anos. No entanto, com o advento da pandemia, esse canal de comercialização passou a apresentar potencial ainda maior de mercado, despertando interesse também das cooperativas. Outro fator relevante para a busca de novas formas e de novos canais de comercialização foi a interrupção da comercialização para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), em virtude da paralisação das aulas.

As cooperativas Cecafes e Coonalter apresentaram suas estratégias de venda online e de delivery de alimentos. A Cecafes expôs a estratégia de vendas por meio da plataforma digital (site) da Feira Virtual desenvolvido pelo IFRS Campus Erechim. A cooperativa Coonalter apresentou a dinâmica de comercialização online por meio de aplicativo de vendas e discorreu sobre aspectos operacionais do delivery de alimentos orgânicos da agricultura familiar no município de Passo Fundo.

Os extensionistas da Emater/RS-Ascar da UCP de Erechim, Jhonatan Munaretto Imlau e Cleunir Augusto Paris, apresentaram as experiências de vendas online e de delivery de alimentos desenvolvidas junto às cooperativas atendidas, bem como as oportunidades, os desafios e as ferramentas que podem ser utilizadas para a implementação, operacionalização e gestão das vendas online. Nesse sentido, acrescentou-se que é pertinente a utilização, de forma complementar, das diversas ferramentas de venda online e/ou marketing, tais como site, WhatsApp, Facebook, e-mail, blog entre outros, bem como aplicativos de venda.

Valdir Magri, presidente da CrediSeara, agradeceu a Emater/RS-Ascar pela organização do intercâmbio e parabenizou as cooperativas Cecafes e Coonalter pelas iniciativas. Magri também destacou a relevância do apoio da Extensão Rural, por meio da Unidade de Cooperativismo, bem como da participação efetiva do IFRS Campus Erechim, no desenvolvimento de estratégias de vendas online para as cooperativas, e neste caso, no desenvolvimento da plataforma da Feira Virtual da Cecafes.

Magri ressaltou ainda a importância da aproximação e da interação entre agricultores e consumidores, relação esta que pode ser ampliada por meio da utilização de ferramentas digitais, as quais são mais uma alternativa de viabilizar o escoamento da produção, bem como para ampliar o acesso dos consumidores aos alimentos saudáveis. Ele agradeceu o apoio e a participação do Escritório Municipal da Epagri de Seara no intercâmbio e que as experiências das cooperativas Cecafes e Coonalter irão servir de referência para implementação da estratégia no município catarinense de Seara.

O professor do IFRS Erechim, Sidnei Dal’Agnol, avaliou como fundamental para a agricultura familiar a busca pela comercialização direta da sua produção, preferencialmente através de suas organizações cooperativas. Os meios digitais se apresentam como uma grande oportunidade para a conquista de novos mercados, pois quem quer comercializar precisa entender o comportamento do consumidor e, nos dias atuais, grande parte da população está conectada nos meios digitais de comunicação.

Para Roberto Balen, da cooperativa Cecafes, é uma satisfação saber que a experiência da Feira Virtual da Cecafes, embora esteja na fase inicial de operação, já está gerando interesse de outras cooperativas, como do município de Seara (SC). Balen destaca a importância do trabalho do IFRS Erechim no desenvolvimento e disponibilização da plataforma digital, bem como no apoio contínuo nas estratégias de vendas digitais. Reitera ainda a relevância do trabalho das Unidades de Cooperativismo da Emater/RS-Ascar no aprimoramento dos aspectos da gestão e mercados junto às cooperativas da agricultura familiar.

As cooperativas da agricultura familiar Coonalter e Cecafes, participantes da atividade, são beneficiárias do Programa de Extensão Cooperativa (PEC), que prevê a introdução de melhorias técnico-gerenciais, produtivas, comerciais e educacionais, a fim de auxiliar as cooperativas a desenvolverem seus recursos, aprimorarem a gestão, intercoperarem e potencializarem o acesso a novos mercados, e também do Programa Mais Gestão da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), que oobjetiva a qualificação da gestão, intercooperação e acesso a mercados, ambos programas executados pela Emater/RS-Ascar.

Foto: Terezinha Vilk, da Emater/RS-Ascar de Erechim

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE