Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Contran suspende vencimento da CNH por tempo indeterminado

Prazo para conclusão do processo de habilitação aumentou em seis meses

Rádio Guaíba
por  Rádio Guaíba
27/04/2020 22:21 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou, nesta segunda-feira, uma deliberação ampliando e interrompendo os prazos de processos e de procedimentos dos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito. A medida é parte das ações do governo federal para auxiliar a população no enfrentamento dos impactos do novo coronavírus no setor de trânsito e transporte.

Arthur Puls / CP Memória

“Estamos considerando a necessidade urgente de se evitar aglomerações nos órgãos de trânsito e nas entidades públicas e privadas prestadoras de serviços afetos ao trânsito, além de ajudar caminhoneiros e motoristas profissionais”, explicou Frederico Carneiro, diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e presidente do Contran.

No âmbito da fiscalização, fica interrompido, por tempo indeterminado, o prazo para que o condutor possa dirigir com Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida desde 19 de fevereiro. O prazo se aplica também para a Permissão de Dirigir (PPD) e para a expedição de Certificado de Registro de Veículo (CRV) em caso de transferência de propriedade de veículo adquirido desde 19 de fevereiro. Vale também para o registro de licenciamento de veículos novos – desde que não tenham expirado.

A normativa estabelece também que, a partir de hoje, o prazo para conclusão do processo de habilitação passou de 12 para 18 meses. Isso significa que quem começou o processo de habilitação em março do ano passado e ainda não concluiu, por exemplo, vai ter até setembro para finalizar o processo.

Prazos para defesa de autuação, recursos de multa, defesa processual, recursos de suspensão de direito de dirigir e cassação do documento de habilitação ficarão interrompidos por tempo indeterminado. Fica suspenso, também, por tempo indeterminado, o prazo para identificação de condutor infrator.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE