Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Rio Grande do Sul

Contêineres refrigerados locados para armazenar corpos no IGP chegam ao RS

Governo diz que medida é preventiva e que não há falta de espaço na estrutura já instalada no Estado

GZH
por  GZH
24/07/2020 16:09 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O Rio Grande do Sul recebeu os contêineres refrigerados que foram alugados como parte do plano de contingência do governo do Estado para enfrentar a pandemia do coronavírus. Os equipamentos eram esperados desde abril, mas como havia outras regiões do país com mais necessidade, a entrega foi adiada. Se houver aumento na demanda de sepultamentos, os contêineres serão usados para dar suporte ao necrotério do Departamento Médico Legal (DML) na Capital e aos necrotérios dos postos médico-legais do Interior.

A direção do Instituto-geral de Perícias (IGP) ressalta que os contêineres não são destinados diretamente a vítimas da covid-19. A estratégia de locação foi pensada ainda no começo do ano como preparação para dar apoio ao sistema médico-legal do IGP em uma situação em que a quantidade de sepultamentos, em razão do coronavírus, tivesse aumento muito acima do normal e, portanto, houvesse necessidade de armazenar cadáveres por mais tempo. Os oito contêineres locados custarão R$ 15,4 mil por mês e têm capacidade para em torno de 400 corpos.

— Não temos essa situação. A demanda de sepultamentos segue sem aumento. Não houve alteração, até porque tivemos redução de criminalidade. A busca pelo contêineres foi feita pensando em prevenção para o caso de as estruturas físicas do IGP não darem conta — explica a diretora do IGP, Heloisa Helena Kuser.

Equipamentos estão armazenados IGP / Divulgação

Os oito contêineres que chegaram estão depositados em um local que não é divulgado por questões de segurança. Conforme o IGP, o local é estratégico para que, em caso de necessidade, um equipamento seja transportado e esteja instalado em poucas horas. Atualmente, em razão de obras de reforma no DML da Capital, um contêiner já é usado como câmara fria. Para monitorar a eventual necessidade de instalação dos equipamentos, o IGP avalia diariamente mapas com dados do governo, com informações do distanciamento social e falecimentos por região, por exemplo.

Os necrotérios do IGP não atendem diretamente vítimas da covid-19. Por eles, passam casos de mortes violentas — como homicídios, acidentes de trânsito e suicídios — e as de causa desconhecida, que dependem de uma investigação. Já o atendimento a vítimas mortas pela infecção do coronavírus segue outro fluxo: no hospital é declarado o óbito e o corpo é retirado pelo serviço funerário, que prepara o sepultamento.

Mas com a contaminação cada vez mais disseminada, a chance de pessoas que morrem por causas violentas também terem o vírus aumenta. Nestes casos, a forma de lidar com os corpos exige protocolos que tornam o atendimento mais demorado. Também se houver colapso em algum ponto do fluxo que envolve o sepultamento de vítimas da covid-19 mortas em hospitais — como excesso de demanda para o sistema funerário —, os contêineres serão usados em apoio. O Estado tem cerca de 700 funerárias.

Quanto a maiores cuidados no manejo de corpos, a diretora do IGP destaca que todos os necrotérios do IGP tiveram reforço de fornecimento de equipamentos de proteção individual e nos protocolos de higienização:

— A atividade fim tem que continuar, as necropsias precisam ser feitas. Então, o foco foi a proteção do servidor. E sempre que há suspeita de que uma vítima pode ter o vírus, a meta é a liberação do corpo o mais rápido possível. O cuidado tem surtido efeito. Não temos nenhum servidor que lida com os corpos contaminado.

Mortes atendidas pelo DML na Capital
Março/2020 — 387
Junho/2020 — 289
Julho/2020 — 216

Mortes atendidas pelos postos médico-legais no Interior
Março/2019 — 416
Junho/2019 — 392
Julho/2019 — 372

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE