ECONOMIA
Conta de luz seguirá mais cara em julho com manutenção da bandeira amarela
Consumidores continuarão pagando cobrança adicional de R$ 1,88 a cada 100 kWh consumidos devido ao aumento dos custos de geração de energia no país.
Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou na sexta-feira (26) a manutenção da bandeira tarifária amarela para o mês de julho. Com isso, os consumidores brasileiros seguirão pagando um valor extra de R$ 1,885 a cada 100 kWh consumidos na conta de energia elétrica.
Segundo a Aneel, a decisão reflete as condições menos favoráveis para a geração de energia durante o período de estiagem. Com a redução dos níveis dos reservatórios das hidrelétricas, cresce a necessidade de acionamento das usinas termelétricas, que possuem custo de operação mais elevado.
Criado em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias informa aos consumidores as condições de geração de energia no país. A bandeira verde não gera cobrança adicional, enquanto a amarela e as vermelhas indicam custos maiores de produção e, consequentemente, acréscimos na fatura de energia.
O valor cobrado varia conforme o consumo de cada unidade. A Aneel destaca que o mecanismo busca dar mais transparência aos custos do setor elétrico e incentivar o uso consciente da energia, especialmente em períodos em que a produção se torna mais cara devido às condições climáticas.