Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Agro

Consumo de erva-mate traz benefícios para a saúde

Assunto será debatido na Turismate, que ocorre de 11 a 14 de novembro.

Assessoria Turismate
por  Assessoria Turismate
03/11/2021 15:10 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Os compostos bioativos presentes na erva-mate são responsáveis por inúmeros benefícios à saúde humana, e este será um dos temas abordados durante a Turismate, Festa da Erva-Mate promovida a cada dois anos na cidade de Ilópolis e que será digital em 2021, entre os dias 11 e 14 de novembro.

De acordo com o Pesquisador uruguaio, professor de Biofísica da Faculdade de Medicina da Universidade da República do Uruguai, Nelson Bracesco, os efeitos benéficos à saúde se devem aos compostos fitoquímicos presentes na erva-mate, entre os quais se destacam a cafeína, os ácidos fenólicos e as saponinas. “A erva mate é um dos produtos naturais mais difundidos em nossa região. Possui diversos componentes com propriedades fitoterápicas que, sem dúvida, impactam nossa saúde. Isso pode ser dividido em dois capítulos”, aponta o pesquisador.

Foto: Liliana Crivello/Turismate

Bracesco revela que os principais usos dos benefícios na saúde. “As propriedades da planta que com certeza podem se transformar em fonte de insumos para diversos medicamentos, os exemplos mais conhecidos são a cafeína e os polifenóis; ambos os compostos com aplicação na saúde. Esses componentes têm sido descritos como antioxidantes, anti-enxaqueca, obesidade, algum tipo de câncer, bem como doenças crônicas como diabetes. O chimarrão como bebida, por ser fonte de consumo de água fundamentalmente, além de que esse líquido contém minerais e vitaminas que, além de inofensivos à saúde, contribuem para uma alimentação saudável”, esclarece ele.

A realização da Turismate é de uma parceria entre Associação de Amigos da Erva-mate do Vale do Taquari e Prefeitura Municipal de Ilópolis.

Mais informações podem ser obtidas por meio do site oficial do evento: www.turismate.com.br.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE