Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Cidade

Consulado dos EUA em Porto Alegre pede paciência para quem precisa de visto

Agendar entrevista somente para o primeiro semestre do ano que vem, avisa a embaixada dos EUA no Brasil.

Jornal do Comércio - RS
por  Jornal do Comércio - RS
28/10/2021 09:36 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A embaixada dos Estados Unidos no Brasil anunciou que, após 18 meses de suspensão, será retomada a emissão de vistos para brasileiros que pretendem viajar aos EUA. Conforme o consulado norte-americano em Porto Alegre, não é possível saber quantas pessoas estão na fila de espera por um horário de agendamento para a entrevista. No entanto, para quem deseja obter um visto de turista, será necessário esperar um pouco: novas datas somente estarão disponíveis no primeiro semestre do ano que vem.

A equipe consular da Capital concedeu entrevista coletiva na manhã desta quarta-feira (27) para detalhar os procedimentos necessários para quem pretende agendar uma entrevista para a obtenção do visto e para quem, já está com o visto no passaporte e irá ingressar nos Estados Unidos.

Marcar entrevista ainda vai depender do tipo de visto solicitado. Para estudante, por exemplo, é possível conseguir uma entrevista para novembro. Visto de turismo, no início desta semana havia disponibilidade de marcar entrevista para o primeiro semestre do ano que vem em Porto Alegre".

O tempo para que o visto seja obtido depois de aprovado é o mesmo de antes - prazo de 10 dias úteis - não havendo mudança no processo.

Com o anúncio da embaixada norte-americana, brasileiros com visto válido não precisam mais cumprir um período de 14 dias num terceiro país que não fosse alvo das restrições, como o México. Para quem já tem o visto, será exigida a comprovação da vacinação completa contra o novo coronavírus, ou seja, é necessário que tenha transcorrido duas semanas desde a aplicação da segunda dose ou da dose única no caso dos vacinados com o imunizante da Janssen.

Todas as vacinas aplicadas no Brasil são aceitas. O comprovante emitido por uma fonte oficial brasileira pode ser em papel ou digital. As empresas aéreas serão as responsáveis por verificar o comprovante de vacinação. Crianças menores de 18 anos não precisam apresentar comprovante de vacinação. Além disso, é necessário apresentar o resultado negativo de um teste de Covid-19 realizado, no máximo, até três dias antes do embarque.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE