Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Julio Mocellin/AU
Cidade

Construção de pequena ponte mobiliza deputados, prefeitos e vereadores de três municípios

O município de Erechim vai doar o projeto e mesmo assim o DAER reluta na construção de uma nova ponte sobre o rio Tigre, na RS 477.

Assessoria
por  Assessoria
12/08/2021 19:42 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O deputado Paparico Bacchi (PL) liderou audiência que reivindicou a construção de uma nova ponte sobre o Rio Tigre, na altura do KM 1 da RS 477, em Erechim. A reunião realizada na manhã desta terça-feira (12), em Porto Alegre, contou com a presença do diretor-geral do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), engenheiro civil Luciano Faustino e foi prestigiada pelo deputado Dirceu Franciscon (PTB), prefeitos Neninho Florek (Centenário), Antonio Jorge Slussarek (Áurea), além de vereadores de Erechim, Áurea e Carlos Gomes.

Demanda antiga

Na condição de Presidente da Frente Parlamentar das Pontes, Paparico Bacchi salientou que a demanda é anseio antigo da comunidade de Erechim e região. O deputado lembrou que a estrutura deficitária é um grande entrave para o desenvolvimento local e regional, pois está situada nas proximidades do distrito industrial da maior cidade do Alto Uruguai e já registrou inúmeros acidentes por ter sido construída com pista única. Paparico Bacchi ressaltou ainda a classificação inferior da ponte também impede o tráfego de caminhões bitrem e dificulta o escoamento da produção.

Apoio dos prefeitos

O prefeito de Centenário representou o prefeito de Erechim, Paulo Polis (MDB), e falou em nome da Associação dos Municípios do Alto Uruguai. Neninho Florek anunciou que a prefeitura de Erechim se dispõe a custear a elaboração do projeto da nova ponte, medida, segundo ele, apoiada pelos demais prefeitos interessados no projeto.

Divisor de águas

Após ouvir as manifestações de todos os presentes o diretor-geral do Daer afirmou que a audiência “será uma divisor de águas para o futuro da obra”. De acordo com Luciano Faustino o modelo de gestão do atual governo permite que o Estado disponha de orçamento para investimentos em áreas estruturantes do Estado e que com a elaboração do projeto da nova ponte sobre o Rio Tigre por parte do município de Erechim, será possível identificar o montante necessário para execução do projeto.

Lei permite agilidade

Autor da lei que cria o Plano de Permissão para Realização de Obras Viárias por Empresas Privadas (Provep/RS), Paparico Bacchi anunciou que irá apoiar e acompanhar todo o processo. Segundo o parlamentar a Lei Nº 15.321, sancionada em setembro de 2019, estabelece regras para a execução e o financiamento de projetos de infraestrutura em rodovias estaduais por meio de prefeituras, sociedades cooperativas ou empresas privadas. Entre as vantagens está a desburocratização na aprovação das propostas junto aos órgãos competentes do Estado.

Presenças

  • Deputado Paparico Bacchi
  • Deputado Dirceu Franciscon
  • Prefeito Neninho Florek (Centenário)
  • Prefeito Antonio Jorge Slussarek (Áurea)
  • Vereador Luis Felipe Precht (Áurea)
  • Vereador Rodinei Richwicki (Carlos Gomes)
  • Vereador Claudemir de Araújo (Erechim)
  • Vereador Ale Dal Zotto (Erechim)
  • Vereador Nadir Barbosa (Erechim)
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE