Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Cidade

Consórcio Itá e Defesa Civil iniciam preparativos para treinamento simulado de evacuação nas zonas de Autossalvamento

Reuniões com moradores que habitam as zonas de auto salvamento iniciarão nos próximos dias. Treinamento simulado está previsto para 27 de abril

Assessoria Consorcio Itá
por  Assessoria Consorcio Itá
19/03/2024 08:43 – atualizado há 47 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

O Consórcio Itá inicia, nos próximos dias, a última e mais importante etapa das suas ações preventivas nas áreas de segurança operacional da Usina Hidrelétrica Itá. Com apoio da Defesa Civil e liderança técnica da ENGIE Brasil Energia, operadora e sócia do Consórcio, o Consórcio irá realizar encontros para informar e preparar as comunidades diretamente impactadas pelo simulado de emergência, que será realizado em 27 de abril.

As comunidades de Borboleta Baixa e Passo do Uvá, em Itá (SC), Bem-te-vi, em Aratiba (RS), e Campo Alegre, em Barra do Rio Azul (RS), serão convidadas a participar dos encontros nos salões comunitários de cada localidade. Além de representantes do Consórcio Itá e da ENGIE, que irão detalhar todas as etapas do simulado e dialogar com a comunidade sobre os preparativos para o dia do exercício, membros das Defesas Civis, do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, também estarão presentes.

As reuniões marcam a etapa final de um processo que começou há dois anos, com o cadastramento dos moradores localizados a jusante da Usina, passando pela etapa de instalação da sinalização das rotas de fuga e alertas sonoros. “Nós valorizamos muito a cultura de segurança e prevenção, agora estamos prontos para treinar juntos com a população, através de um simulado de emergência e testar as medidas preventivas que foram implementadas e realizar os ajustes caso necessário.” destaca Rene Bastos, Gerente do Consórcio Itá.

Serviço: Reuniões de preparação para exercício simulado

  • Itá (SC) - Linha Passo do Uvá - 25/03 – 19h – Salão Comunitário
  • Linha Borboleta Baixa – 26/03 – 19h - Salão Comunitário
  • Aratiba (RS) - Linha Bem-te-vi – 27/03 – 19h - Salão Comunitário
  • Barra do rio Azul (RS) - Linha Campo Alegre – 28/03 – 19h – Salão Comunitário

O exercício de simulado irá ocorrer em 27 de abril, ele integra um conjunto de medidas preventivas que garantem a segurança da população local. As atividades estão previstas para o atendimento da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil – PNDEC (Lei 12.608/2012) e a Política Nacional de Segurança de Barragens (Leis nº 12.334/2010 e nº 14.066/2020).

O simulado deve ocorrer a cada três anos, e todos os moradores serão avisados antecipadamente sobre data e horário previsto por meio do Consórcio Itá e Defesa Civil. As iniciativas possuem caráter preventivo e as barragens, assim como suas estruturas, atendem plenamente aos requisitos de segurança, não oferecendo nenhum risco à comunidade.

Em caso de dúvidas ou esclarecimentos, a população poderá entrar em contato com a Defesa Civil de seu munícipio, ou pelo canal de comunicação do Consórcio Itá. (e-mail: contato@consorcioita.com.br ou telefones (49) 3458 8000 |0800 645 5800).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE