Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Cidade

Consórcio garante início das obras de ampliação e modernização do aeroporto de Passo Fundo

Mas antes o consórcio terá de fazer novo projeto da pista, em até 30 dias. Depois a área técnica do governo do RS vai avaliar e se "tudo aprovado", vai autorizar o início das obras

Secom/RS
por  Secom/RS
23/06/2020 16:54 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Nessa terça-feira (23), o consórcio Traçado-Engelétrica confirmou ao governo do Estado que finalizará o projeto básico e realizará as obras de qualificação do aeroporto Lauro Kortz, em Passo Fundo. O consórcio, que venceu a licitação efetuada no final de 2018, deverá apresentar um novo projeto em até 30 dias. Após a análise do conteúdo por parte da equipe técnica do governo e da Secretária de Aviação Civil da Presidência da República, iniciam-se os trabalhos de ampliação e modernização do aeroporto, que devem durar em torno de 12 meses, sendo oito para as obras de pavimentação, drenagem e sinalização.

As obras estavam programadas para começar no segundo semestre do ano passado, mas não ocorreram por um impasse em relação à proposta de recuperação da pista de pouso e decolagem, que estava em desacordo com o previsto no anteprojeto. “O que gerou esse debate técnico foi, principalmente, a utilização de camada com asfalto polímero, um item que garantirá uma maior durabilidade para o piso. Nós e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que também faz parte do processo, fizemos questão de mantê-lo. O consórcio compreendeu nosso pedido, e nós entendemos o momento e as questões financeiras que poderiam afetar suas rotinas de trabalho”, afirmou o secretário de Governo e Gestão Estratégica, Claudio Gastal. “Isso é diálogo. O importante é que conseguimos garantir a retomada dessa obra para a região de Passo Fundo.”

O valor previsto para a elaboração do projeto e execução das obras, que preveem novo terminal, novo pátio para estacionamento das aeronaves e qualificação da pista de pouso e decolagens, é de R$ 43,2 milhões. Os recursos são da União, com contrapartidas do Estado. “Com o novo projeto pronto, vamos criar um cronograma para monitorar e acompanhar o andamento dos trabalhos. Queremos que o aeroporto atenda aos anseios da população”, projeta o secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE