Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Economia

Consignado do Auxílio Brasil terá juros de 3,45% ao mês

A margem consignável, ou seja, o desconto sobre o valor do benefício, é de até 40%, e a parcela mínima mensal é de R$ 15

O Sul
por  O Sul
12/10/2022 17:04 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

A Caixa Econômica Federal (CEF) vai cobrar juros de 3,45% ao mês no empréstimo consignado do Auxílio Brasil, que começou a ofertar nesta terça-feira (11) aos beneficiários do programa social. A margem consignável, ou seja, o desconto sobre o valor do benefício, é de até 40%, e a parcela mínima mensal é de R$ 15.

De acordo com o banco, o Auxílio tem hoje 21,1 milhões de famílias beneficiárias, mas há condições para que o empréstimo seja autorizado. Pode contratar o crédito o responsável familiar pelo benefício, desde que o receba há mais de 90 dias.

Além disso, o beneficiário não pode ter deixado de comparecer à convocação do Ministério da Cidadania, caso tenha sido chamado.

Foto: Leonardo Sá/Agência Senado

Educação financeira

A vice-presidente de negócios de Varejo da Caixa, Thays Cintra, disse que o banco vai ofertar o consignado com iniciativas de educação financeira para estimular um uso racional dos recursos. “A nossa recomendação é de que faça empréstimo quem tem uma dívida com taxa maior”, disse ela, em coletiva de imprensa para detalhar o novo programa.

A Caixa é um dos poucos grandes bancos do país a oferecer o consignado do Auxílio, ao menos a princípio. Os demais têm sinalizado que consideram a linha arriscada, dada a situação de fragilidade social em que muitos dos beneficiários estão.

O vice-presidente da Rede de Varejo da Caixa, Júlio Volpp, disse a coletiva que os empréstimos estão disponíveis para contratação nas agências, nas lotéricas e nos demais canais de atendimento do banco, o que inclui o aplicativo Caixa Tem. “Para o conforto do beneficiário, ele pode entrar no aplicativo que ele já conhece, e entrar na conversa empréstimo”, pontuou.

Já o vice-presidente de Governo em exercício, Tiago Cordeiro, afirmou que a CEF receberá da Dataprev, todos os meses, os dados dos beneficiários, fará o desconto de acordo com as parcelas de cada empréstimo e gerará a folha de pagamento do Auxílio já com o valor descontado. “Em todos os contratos firmados até o dia 31, o desconto acontece na folha de novembro”, afirmou.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE