Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Esporte

Conmebol sorteia confrontos da fase preliminar da Libertadores 2021

Os dois times brasileiros jogarão a primeira partida em casa e decidirão fora de casa a classificação à terceira fase.

GE
por  GE
05/02/2021 17:30 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Conmebol sorteou no início da tarde desta sexta-feira os confrontos da fase preliminar da Libertadores 2021. Os clubes brasileiros, ainda não definidos e nomeados como "Brasil 7" e "Brasil 8", enfrentarão, respectivamente, Ayacucho, do Peru, e Deportivo Lara, da Venezuela, na segunda fase da chamada Pré-Libertadores.

Os dois times brasileiros jogarão a primeira partida em casa e decidirão fora de casa a classificação à terceira fase.

Caso o "Brasil 7" passe pelo Ayacucho, enfrentará o Del Valle ou "Chile 4" na 3ª fase da pré-Libertadores. Já o "Brasil 8", caso supere o Deportivo Lara, terá pela frente San Lorenzo ou "Chile 3".

Os times brasileiros classificados para a pré-Libertadores através do Campeonato Brasileiro só serão definidos após a disputa da Copa do Brasil, entre Palmeiras e Grêmio, que afetará diretamente na zona de classificação para a competição.

Caso o Palmeiras, já classificado como campeão da última Libertadores, fature também a Copa do Brasil, o regulamento determina que a vaga seja transferida para o Campeonato Brasileiro, que passa a ter cinco vagas diretas e duas para a Pré-Libertadores.

Quem poderão ser os times brasileiros na pré-Libertadores?

No momento, Inter, Flamengo, Atlético-MG e São Paulo estão se classificando para a fase de grupos da Libertadores. Atual quinto colocado, o Fluminense dependeria do Palmeiras ser campeão da Copa do Brasil para entrar diretamente na fase de grupos. Grêmio, Corinthians, Bragantino, Athletico-PR, Santos, Ceará e Atlético-GO estão na disputa pelas vagas na Pré-Libertadores.

BRASIL 7

Caso Grêmio seja campeão da Copa do Brasil - Quinto mais bem colocado no Brasileiro (descontando Palmeiras e Grêmio da classificação) - Atualmente o Fluminense

Caso Palmeiras seja campeão da Copa do Brasil - Sexto mais bem colocado no Brasileiro (descontando Palmeiras da classificação) - Atualmente o Grêmio

BRASIL 8

Caso Grêmio seja campeão da Copa do Brasil - Sexto mais bem colocado no Brasileiro (descontando Palmeiras e Grêmio da classificação) - Atualmente o Corinthians

Caso Palmeiras seja campeão da Copa do Brasil - Sétimo mais bem colocado no Brasileiro (descontando Palmeiras da classificação) - Atualmente o Corinthians

Apenas eliminados na 3ª fase da Pré-Libertadores irão para a Sul-Americana

A novidade no regulamento da Libertadores para a edição 2021 é que se um clube for eliminado na penúltima fase da chamada Pré-Libertadores, além de não avançar para a fase de grupos, não conquista sequer uma vaga na Copa Sul-Americana. Somente clubes eliminados na terceira e última fase preliminar conseguiriam vaga no outro torneio continental.

A primeira fase preliminar será disputada por seis equipes provenientes de Bolívia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela, em jogos de ida e volta. Na segunda fase, serão 16 times, 13 deles dos seguintes países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. Além dos três classificados da primeira fase.

A terceira fase será disputada pelas oito equipes vencedoras da fase anterior. Em caso de empate no placar agregado, será aplicada a regra do gol marcado fora de casa. Persistindo a igualdade, a decisão será nos pênaltis. Os vencedores se classificam à fase de grupos.

Sorteio da Sul-Americana

Antes do sorteio da Libertadores, foi realizado também o sorteio da primeira fase da Sul-Americana. Os seis representantes brasileiros da competição, porém, entrarão diretamente na fase de grupos, novidade da edição de 2021 do torneio.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE