Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Esporte

Conmebol anuncia volta da Libertadores em 15 de setembro e da Sul-Americana em 27 de outubro

Torneios continentais voltarão a ser jogados sem a presença de torcedores nos estádios.

Terra
por  Terra
10/07/2020 22:57 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A disputa da Copa Libertadores da América foi marcada para recomeçar em 15 de setembro, enquanto a Copa Sul-Americana será retomada em 27 de outubro. O anúncio foi feito nesta sexta-feira, após reunião por videoconferência com representantes das confederações dos países envolvidos nas competições. As finais estão previstas para janeiro de 2021.

Paralisada em março, a Libertadores só teve duas rodadas disputadas da fase de grupos. Restam seis, além das duas partidas para as oitavas de final, duas para as quartas, as semifinais e a final em jogo único. Os sete times brasileiros (Flamengo, Palmeiras, Santos, São Paulo, Athletico-PR, Grêmio e Internacional) somaram bons resultados até agora e têm chances de chegar na disputa do mata-mata.

Foto: Conmebol/Divulgação / Estadão

Já na Sul-Americana, jogou-se apenas uma fase. Até a final, são necessárias mais oito datas: duas da segunda fase, duas das oitavas, duas das quartas e duas das semifinais. Vasco e Bahia estão classificados para a segunda fase e aguardam o sorteio para conhecerem seus adversários.

Os jogos da Libertadores e da Copa Sul-Americana deverão ser colocados nos espaços do Brasileiro e da Copa do Brasil. Nesta semana a CBF divulgou que o Brasileiro terá início em 9 de agosto e final em 24 de fevereiro. A Copa do Brasil, por sua vez, também será disputada até fevereiro, com finais previstas para dias 3 e 10, duas quartas-feiras.

No calendário divulgado pela CBF, a partir do dia 15 de setembro, há 11 datas nos meios de semana para a realização de partidas das competições sul-americanas, sem haver conflito com jogos dos torneios nacionais. Com base no calendário, a tendência é de que a fase de grupos da Libertadores seja jogada até outubro, com os jogos de mata-mata disputados entre novembro e janeiro.

A final da Libertadores estava marcada para acontecer no dia 21 de novembro, no Maracanã. Desde o ano passada a Conmebol adotou jogo único na decisão do principal torneio sul-americano. Em 2019, o Flamengo foi campeão ao superar o River Plate, da Argentina, no estádio Monumental de Lima, no Peru.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE