Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Conheça o acervo do Museu Municipal Irmã Celina Shardong, em Gaurama

Assim como a cítara, centenas de peças fazem parte do acervo que funciona de segunda a sábado.

Assessoria
por  Assessoria
07/10/2021 15:06 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Centenas de peças fazem parte do acervo do museu Municipal Irmã Celina Shardong localizado na cidade de Gaurama e cada uma destas, contam uma parte da história vivida no município, antigamente Vila Barro, como por exemplo, relíquias da segunda guerra mundial trazidas por combatentes que residiam no município”.

O museu irmã Celina Schardong está instalado na antiga estação ferroviária, edificada em 1910, ano da inauguração da ferrovia São Paulo - Rio Grande.

Hoje a construção é tombada como patrimônio histórico municipal, pois foi a primeira construção em alvenaria do núcleo colonial em formação e representa um marco histórico e cultural do município.

Conheça mais sobre a Cítara

A Cítara era um instrumento musical de cordas, relacionado com a lira, muito tocado pelos antigos gregos e intimamente associada ao deus Apolo, embora na mitologia sua invenção é atribuída a Hermes que fabricou o instrumento a partir de um casco de tartaruga e foi muito tocada pelos gregos.

Este instrumento faz parte do acervo do museu Municipal Irmã Celina Schardong em Gaurama. O Museu fica na R. José Bonifácio, 186-302 e funciona de segunda a sábado das 8h00 às 11h30 e das 13h30 às 16h30.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE