Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Conheça como funciona o CRAS II do bairro Linho

A unidade está localizada na Rua Zero Hora, 169.

Ascom
por  Ascom
26/08/2021 22:51 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) é uma unidade de Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que tem por objetivo PREVENIR a ocorrência de situações de vulnerabilidades e riscos sociais nos territórios que atuam, como é o caso do CRAS II, no bairro Linho. A unidade está localizada na Rua Zero Hora, 169.

O CRAS II possui como equipe profissional com duas estagiárias, um agente executivo, uma psicóloga, duas pedagogas sociais e três assistentes sociais. O horário de atendimento é das 7h30 às 17 horas. O telefone para contato é (54) 3520-7054.

Atendimentos aos usuários

O espaço oferece o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos, o qual realiza uma vez por semana um oficina com atividades esportivas e uma oficina de dança. O serviço atende 44 idosos. Devido a pandemia da Covid-19, algumas atividades passaram a acontecer através de grupos de WhatsApp e através do Projeto Visita no Portão.

Além disso, o CRAS II também tem o serviço de Convivência para Crianças e Adolescentes, oferecendo uma vez por semana oficina com atividades esportivas, oficina de cidadania e oficina de customização.

Já as mulheres participam de atividades como oficina de edredom e curso de chinelos, direcionados a beneficiárias do Programa Bolsa. As mulheres cadastradas no CadÚnico participam uma vez por semana de uma oficina de artesanato. Algumas usuárias também participam de oficinas que são oferecidas pela Coordenadoria da Mulher.

Todos grupos atendidos pelo CRAS II, recebem mensalmente intervenções técnicas por assistentes sociais ou psicólogos. Além disso, os recicladores das associações ‘A Favor da Natureza’ e ‘Reciclando Pela Vida’, também recebem essas intervenções, com temáticas definidas anualmente a serem trabalhadas.

A coordenadora Lígia Paula Gonçalves, destaca que o CRAS II realiza atendimento individualizado e grupal, encaminhamentos par ao mercado de trabalho, visitas domiciliares e inúmeras situações advindas de Conselho Tutelar, Ministério Público, Judiciário e de toda rede sócio assistencial.

"Estamos sempre de portas abertas para receber toda e qualquer situação que necessite do nosso olhar, da nossa escuta pois, entendemos que estamos vivendo um momento delicado, em que o trabalho da Política de Assistência Social está sendo essencial para as famílias que estão sendo afetadas diariamente pela pandemia”, finaliza.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE