Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Conheça as propostas apresentadas pelos vereadores erechinenses na última sessão ordinária

Sessão ordinária foi realizada na última segunda-feira (11).

Giulianno Olivar/Assessoria Câmara de Vereadores Erechim
por  Giulianno Olivar/Assessoria Câmara de Vereadores Erechim
12/04/2022 10:08 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Vereador Romildo Protetor sugere criação de Fundo Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal

Na sessão ordinária realizada na última segunda-feira (11), o vereador Romildo Protetor (MDB) encaminhou ao Poder Executivo a sugestão para criação de um projeto visando à implantação de um Fundo Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal no município. A proposta tem como objetivo facilitar e agilizar o trabalho da Diretoria de Proteção e Bem-Estar Animal, criada em janeiro, através de captação, repasse e aplicação de programas, projetos e atividades voltados aos cuidados com animais, sejam eles silvestres ou domésticos.

O parlamentar salienta que, embora muitos avanços tenham sido observados em Erechim no que diz respeito à proteção animal, ainda há muito a ser feito, já que os números referentes a abandono e maus tratos ainda são expressivos. “Para a viabilidade da elaboração e execução de qualquer política pública, há a necessidade de recursos financeiros. Não é diferente com a pauta da proteção animal. Esta proposta deve ser considerada como de interesse coletivo, pois trata sobre saúde pública, meio ambiente e das relações afetivas entre animais e pessoas”, afirma.

Vereador Anax Pezzin questiona Executivo sobre modernização do sistema de coleta de lixo

Na última segunda-feira (11), durante a realização da oitava sessão ordinária do Poder Legislativo erechinense em 2022, o vereador Anax Pezzin (Republicanos) apresentou no plenário um requerimento em que questiona o Poder Executivo acerca da modernização do sistema de coleta de lixo no município. O parlamentar lembra que o contrato emergencial referente ao serviço está próximo do fim, e que o mesmo carece de qualidade, sendo realizado de forma precária. A solicitação foi encaminhada ao setor competente da Prefeitura após ser lido no plenário da Câmara.

De acordo com Anax, é necessário que o poder público se adeque a nova realidade e encontre soluções inteligentes de limpeza urbana, tais como: coleta seletiva de resíduos; utilização de containers para depósito do lixo nas principais vias da cidade; campanhas de conscientização sobre reciclagem; modernização no sistema de coleta. “É notória a grande importância da coleta de resíduos no dia a dia da sociedade, por seu impacto em questões ambientais, sanitárias, saneamento básico, urbanização e sustentabilidade. As medidas citadas são apenas alguns exemplos de ações, entre tantas outras que podem ser implantadas para atualização do modelo de serviço prestado atualmente”, pontua.

Vereador Carlinhos Magrão solicita melhorias no acesso ao Estádio Colosso da Lagoa

Em razão do bom momento vivido pelo Ypiranga Futebol Clube, um número bastante expressivo de torcedores tem prestigiado as partidas do clube no Estádio Colosso da Lagoa. A fim de proporcionar melhores condições para quem se desloca até o local dos jogos, o vereador Carlinhos Magrão (PSDB) solicitou ao Poder Executivo que realize melhorias no acesso ao estádio, bem como a disponibilização de mais uma vaga de estacionamento para deficientes nas proximidades.

Segundo o parlamentar, o grande movimento de veículos que tem sido observado em dias de jogos faz com que essa demanda mereça atenção por parte do poder público. “Devido ao grande fluxo de carros e ônibus nas imediações do estádio, solicitamos que o asfalto esteja em boas condições para melhor comodidade da população que acompanha o Ypiranga. Da mesma forma, consideramos importante disponibilizar mais uma vaga para deficientes”, afirma Magrão.

Vereadora Sandra Picoli requer informações sobre andamento do processo de transferência de trecho da BR-480

Em 2019, foi aprovado na Câmara o projeto de lei de autoria do Poder Executivo que autorizava a transferência da titularidade de trecho da BR-480 ao município. A fim de acompanhar o andamento do processo – já que três anos se passaram deste então –, a vereadora Sandra Picoli (PCdoB) apresentou, durante a sessão ordinária de segunda-feira (11), um requerimento em que busca esclarecimentos sobre como está a referida situação atualmente. Após ser lida no plenário, a solicitação foi encaminhada ao setor competente da Prefeitura.

Originalmente, o trecho em questão era de propriedade da União, e administrado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Em razão de questionamentos da comunidade acerca das responsabilidades para com a rodovia, a parlamentar considera pertinente que algumas informações sejam repassadas. “Nosso objetivo é obter algumas explicações referentes ao processo de 2019. Temos recebido diversas solicitações de melhorias de pessoas que residem ou possuem estabelecimentos comerciais às margens da rodovia”, ressalta Sandra.

Vereador Carlos Lemos solicita ao Executivo diversas melhorias em ruas de Erechim

Ciente da necessidade de constante fiscalização e manutenção das condições das vias públicas do município, o vereador Carlos Lemos (PSDB) solicitou ao Poder Executivo, através de pedidos de providências, diversas melhorias em algumas ruas. O parlamentar pede a revitalização da tubulação na Rua Conselheiros Municipais, na esquina com a Avenida José Oscar Salazar, no Bairro Paiol Grande; o asfaltamento da Rua Victório Pagliosa, no Bairro Ipiranga; e o conserto das bocas de lobo e limpeza da Rua Alberto Rosset, no Bairro Maria Clara.

No caso da Rua Conselheiros Municipais, Lemos destaca que os bueiros existentes no local já não dão mais vazão à água das chuvas, causando alagamentos e gerando transtornos à população. Já na Rua Victório Pagliosa, o asfaltamento se faz necessário em razão dos muitos buracos presentes na via – fato que prejudica a fluidez do tráfego e coloca em risco a integridade de pessoas e veículos.

Finalmente, na Rua Alberto Rosset, o vereador relata uma situação que tem causado problemas a quem reside nas imediações, já que há no local uma área verde em que foi realizada uma poda de árvores que trouxe consequências em razão da falta de limpeza. “Quando chove, galhos cortados da poda e toda a estrutura das árvores tem se espalhado no passeio, na rua e nas bocas de lobo, entupindo as mesmas e fazendo com que ocorram grandes alagamentos”, explica. Todos os pedidos foram lidos no plenário e encaminhados ao setor competente da Prefeitura.

Vereador Anacleto Zanella solicita a ampliação de horários do transporte coletivo no período do meio-dia

Em razão de constantes reclamações acerca do serviço de transporte coletivo no município, têm sido frequentes pedidos de providências do Legislativo buscando soluções para as demandas da comunidade nesse âmbito. Na última sessão ordinária, realizada na segunda-feira (11), o vereador Anacleto Zanella (PT) encaminhou ao Poder Executivo uma destas demandas, solicitando a ampliação de horários no período entre 12h e 13h30.

Conforme explica o parlamentar, muitos trabalhadores do comércio têm relatado dificuldades para conciliar seus horários com os do transporte coletivo, sobretudo no período que compreende o intervalo para almoço. “Quem trabalhar até o meio-dia só consegue embarcar no ônibus às 12h30, não conseguindo retornar a tempo para reiniciar suas atividades às 13h30”, relata Anacleto, ressaltando a necessidade do serviço em contemplar plenamente seus usuários.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE