Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Segurança

Conheça as mulheres pioneiras na aviação da Brigada Militar e Polícia Civil no RS

Camila Meggiolaro dos Santos, 31 anos e Mariana Tigik Hoffmann de 38 anos, são as primeiras mulheres a pilotarem nas corporações.

Secom Gov/RS
por  Secom Gov/RS
08/03/2022 21:48 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

Elas estudaram muito, passaram por seleção, treinamento, e hoje voam em aeronaves das forças de segurança do Estado. A escrivã da Polícia Civil Camila Meggiolaro dos Santos, 31 anos, e a capitã da Brigada Militar Mariana Tigik Hoffmann, 38 anos, são as primeiras mulheres a pilotarem nas corporações.

A escrivã Camila espera incentivar outras mulheres a seguirem a profissão - Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

De dezembro a março, Camila sobrevoou o litoral gaúcho, integrando a Operação RS Verão Total, com o helicóptero Gavião 1 da Polícia Civil. A piloto, que sempre quis seguir a profissão na aviação, conta que espera incentivar outras mulheres.

“No litoral eu fui presenteada com muitas situações de mães com meninas, principalmente pequenas, nos procurando para tirar foto, para conhecer a aeronave, e aproveitando a oportunidade para incentivar as meninas ao ingresso na corporação ou demonstrar a elas que podem chegar aonde querem”, ressalta Camila.

Capitã Mariana fez, em fevereiro, o primeiro voo solo de uma mulher em uma aeronave da BM - Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

A capitã Mariana também protagonizou um momento histórico. Ainda em formação no Batalhão de Aviação da BM, ela fez, em fevereiro, o primeiro voo no Guapo 10 – avião Embraer 710 Carioca –, sem a presença de instrutor.

“Este ano foi feito o primeiro voo com uma mulher e ano que vem vai ser o centenário do primeiro voo da Brigada Militar. Vou ser uma piloto já completa, apta a fazer as atividades de segurança pública porque ainda estou em período de instrução. Então, para mim, vai ser algo ímpar. E acredito que vai ser muito relevante para a história da Brigada e do Batalhão de Aviação”, disse.

A piloto pioneira na BM destaca a presença de mulheres na aviação. “Fico muito feliz com isso, pela receptividade dos colegas, de todos aqui, de todos que trabalham no batalhão, dos mecânicos, dos tripulantes. E realmente, tratada de forma igual a todos os pilotos, sem discriminação nenhuma”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE