Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Congresso promulga PEC para isentar templos religiosos de IPTU

Templos de qualquer culto em imóveis alugados também não pagarão o imposto; projeto é de autoria do ex-senador Marcelo Crivella.

R7
por  R7
17/02/2022 18:46 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

A partir de agora, templos de qualquer religião serão isentos de pagamento de IPTU, mesmo que estejam instalados em imóveis alugados. A proposta alterou um artigo da Constituição que trata dos impostos devidos aos municípios. O texto foi aprovado em dois turnos na Câmara em 16 de dezembro do ano passado.

MICHEL JESUS/CÂMARA DOS DEPUTADOS

A proposição foi apresentada em 2016 pelo então senador Marcelo Crivella (Republicanos-RJ) e era uma demanda da Frente Parlamentar Evangélica. O texto fazia parte de solicitações da frente, que integra a base de sustentação do governo de Jair Bolsonaro (PL) no Congresso.

A proposta havia sido apresentada para estender a isenção também aos imóveis alugados, tendo em vista que a Constituição já previa a isenção de impostos para templos de qualquer culto, mas apenas para imóveis próprios. O agora ex-prefeito do Rio de Janeiro e ex-senador comemorou a aprovação do texto no fim do ano passado, afirmando que o dinheiro economizado em IPTU poderá ser revertido em investimentos na infraestrutura dos templos e em ações sociais.

O deputado João Campos (Republicanos-GO) participou da solenidade no plenário do Senado. O deputado foi relator do texto na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara. Para ele, a promulgação do texto se trata de um momento significativo para o país e para a comunidade evangélica.

"Trazer essa garantia como uma complementação da imunidade tributária é reforçar uma proteção e valorizar valores muito caros para a sociedade brasileira, como a liberdade de culto, a inviolabilidade da consciência e a proteção dos locais de culto", afirmou o deputado.

O texto aprovado na Câmara não recebeu alterações no relatório do ex-senador Benedito de Lira (PP-AL), votado em 2016 pelos senadores. Além de ex-senador e relator do texto, Lira é pai do atual presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE