Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Rio Grande do Sul

Confirmados mais três casos de Covid em Erechim

Comitê Municipal divulga boletim com informações gerais sobre coronavirus em Erechim nos últimos dois meses.

Secom/PME
por  Secom/PME
23/05/2020 16:53 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Ao divulgar um relatório com as informações sobre o Covid, o Comitê Municipal de Situação de Emergências de Erechim, confirmou que mais três casos da doença se confirmaram nas últimas 24h e que estão represados o resultado de cerca de 200 exames.

Em Nota Destaque no boletim, o Comitê explica:

*Cabe ressaltar que devido a um delay no processamento de exames lançados no Sistema de Informação de Doenças e Agravos (e-SUS VE), existe um demanda represada de cerca de 200 exames realizados que ainda não foram processados e que estão classificados como descartados. Todos os casos positivos até o fechamento do boletim de 22/05/2020 foram computados. Esta diferença também é observada em relação aos dados apresentados nos boletins emitidos regularmente pela Secretaria Estadual de Saúde- SES/RS."

Situação mundial

A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou, no dia 19/05/2020, o número de 4.731.458 casos confirmados no mundo, dos quais 316.169 evoluíram para óbito até esta data. Nas Américas, foram confirmados 2.082.945 casos e, entre estes, 124.668 óbitos até o momento.

Situação no Brasil

O Ministério da Saúde (MS) atualizou, em 19/05/2020, a situação dos casos no território nacional: 271.628 confirmados, sendo que 17.971 destes evoluíram para óbito até esta data. Foram registrados óbitos em todas as unidades da federação.

Situação no Rio Grande do Sul

O primeiro caso de COVID-19 foi identificado no estado em 29/02/2020 (confirmação laboratorial em 10/03/2020). Desde a primeira confirmação até o término da Semana Epidemiológica (SE) 20 (16/05/2020), foram confirmados, considerando-se as diferentes definições de caso empregadas no período, 3.753 casos. Deste total, 1.095 foram notificados como Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) com hospitalização confirmada para COVID-19, e 139 evoluíram para óbito até o dia 16/05/2020. Em 23/05/2020, o Rio Grande do Sul registra 5.918 casos confirmados, com 253 municípios atingidos pela pandemia e 172 óbitos no período.

Situação na região da AMAU

Segundo a Associação de Municípios do Alto Uruguai (Amau), e o Comitê Regional de Atenção ao Coronavírus, o levantamento regional sobre os casos confirmados de Covid-19, expedido no boletim da região no dia 21/05/2020, aponta 196 casos de contaminação para Covid-19, dispersos em 22 municípios, no âmbito da área de abrangência da Associação e da Região 16 – Alto Uruguai Gaúcho (34 municípios).

Situação em Erechim

Em 12 de março de 2020, Erechim teve registro do primeiro caso suspeito de infecção pelo novo coronavírus, sendo este descartado após a coleta de amostra laboratorial. No entanto em 16/03/2020, foi notificado o primeiro caso que originou a confirmação da chegada da Covid-19 em nosso município.

No decorrer dos meses de março e abril foram adotadas diversas medidas preventivas visando conter o avanço da doença. Este Boletim Epidemiológico tem por objetivo demonstrar alguns dados epidemiológicos que envolvem os casos confirmados até a data de 22/05/2020.

No boletim Diário emitido na última sexta-feira, o município apresentava os seguintes números:

TABELA I: 

Número de exames realizados, casos descartados e casos confirmados:

  • CLASSIFICAÇÃO                               Nº
    EXAMES REALIZADOS*                 758
    CASOS DESCARTADOS                  694
    CASOS CONFIRMADOS                    63
    ÓBITOS                                                   1

    GRÁFICO I:

    Número de casos confirmados de Covid-19 por data de notificação, no período de 16 de março a 22 de maio, em Erechim:

    No gráfico acima verifica-se que até os primeiros dias do mês de maio a confirmação de casos manteve-se baixa, o que possibilitou que o município estruturasse a rede de saúde para receber os casos. Com o relaxamento das medidas de isolamento social (que ocorreu no final de abril e início de maio), verifica-se o aumento gradual do número de casos, a partir do dia 10 de maio.

      GRÁFICO II:

      Número de casos confirmados de Covid-19 por dsexo e faixa etária, no período de 16 de março a 22 de maio:

      Com relação aos critérios epidemiológicos sexo e faixa etária, observase que a faixa etária mais atingida consiste a de 30 a 59 anos, havendo certa equiparidade quanto ao gênero. Verifica-se que a amplitude de faixas etárias varia de 09 a 86 anos.

      GRÁFICO III:

      Porcentagem de casos confirmados de Covid-19, sintomáticos e assintomáticos, no período de 16 de março a 22 de maio:

      No gráfico acima podemos observar que até este momento ampla maioria dos casos confirmados (78%) apresentou algum sintoma relacionado à doença e 22% foram considerados assintomáticos, ou seja, não apresentavam nenhum sintoma da doença, apesar de estarem infectados pelo vírus.

      GRÁFICO IV:

      Número de casos confirmados de Covid-19 por método de análise laboratorial, utilizado no período de 16 de março a 22 de maio:

      Atualmente, para a confirmação de um caso suspeito existem duas metodologias laboratoriais para a confirmação dos casos. A metodologia conhecida como PCR-RT demonstra a presença de um antígeno (vírus) no organismo e é realizada através da coleta de secreção das vias aéreas superiores. Já o teste rápido (TR), detecta a presença de anticorpos (células de defesa criadas pelo organismo), e é realizado através de sangue periférico ou de punção venosa. Tanto uma, quanto a outra técnica usadas para a confirmação da doença possuem critérios que devem ser observados na sua realização, pois caso não forem seguidos pode haver resultado insatisfatório na amostra.

      GRÁFICO V:

      Número de casos confirmados dae Covid-19 por bairro de residência no período de 16 de março a 22 de maio:

      Neste gráfico podemos observar que a maior concentração de casos está localizada em moradores da área central do município, no entanto já existem casos disseminados em 21 bairros da cidade.

      PUBLICIDADE
      PUBLICIDADE
      PUBLICIDADE