Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Cidade

Confira alguns encaminhamentos feitos pelo legislativo erechinense na última sessão

A 33ª sessão ordinária do ano aconteceu nesta segunda-feira

Giuliano Olivar/Assessoria
por  Giuliano Olivar/Assessoria
03/10/2023 14:32 – atualizado há 20 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

Vereador Anax Pezzin encaminha dois requerimentos de informações ao Poder Executivo

Na última segunda-feira (2), durante a 33ª sessão ordinária do ano, foram lidos no plenário da Câmara dois requerimentos em que o vereador Anax Pezzin (Republicanos) questiona o Poder Executivo a respeito de dois temas de grande interesse da comunidade erechinense. Em um deles, o parlamentar busca informações referentes à instalação de pardais e lombadas eletrônicas no município. No outro, a solicitação diz respeito à Diretoria de Bem-Estar Animal.

Em relação ao primeiro requerimento, Anax levanta as seguintes questões: 1) Em que fase encontra-se o projeto de instalação de pardais em nossa cidade? 2) Há real interesse na instalação destes dispositivos? A população foi consultada? 3) Se forem instalados, qual a previsão? 4) Qual a previsão de início de operação dos equipamentos?

Já sobre a Diretoria de Bem-Estar Animal, o vereador busca esclarecimentos sobre: 1) Quais são os atributos para a fila de espera das castrações dos animais? Quantas cirurgias de castrações são feitas semanalmente? Qual o tempo de espera para efetivação das cirurgias? Quantos quilogramas de ração para cães e gatos são comprados mensalmente? Quantas pessoas estão cadastradas para retirar ração na entidade?

Outubro Rosa: vereador Araújo pede mutirão para exames de mamografia

O vereador Claudemir de Araújo (PTB) encaminhou um pedido de providências ao Poder Executivo, no qual solicita a realização de um mutirão de mamografia no município. De acordo com o parlamentar, seu gabinete tem sido procurado constantemente por mulheres que aguardam na fila pela realização deste importante procedimento.

Araújo ressaltou que a mamografia é fundamental para o diagnóstico do câncer de mama, e que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, o câncer é atualmente responsável por uma em cada seis mortes no mundo. “Já o câncer de mama é a segunda principal causa de morte entre mulheres nas Américas e o motivo desses altos índices está no diagnóstico tardio da doença. Existe uma demanda reprimida no município por mamografias e diante desta situação, fazemos um apelo ao Governo Municipal para que realize um mutirão, pois sabemos da importância de se diagnosticar a doença em sua fase inicial para aumentar as chances das mulheres a um tratamento bem-sucedido”, afirma o vereador.

Vereador André Jucoski solicita melhorias no suporte do serviço de estacionamento rotativo

Tema frequente nos pedidos de providências dos parlamentares erechinenses, o estacionamento rotativo novamente pautou algumas demandas. Na última sessão ordinária, realizada segunda-feira (2), o vereador André Jucoski (PDT) solicitou ao Poder Executivo que sejam tomadas medidas visando melhorias no suporte do serviço, já que muitos clientes têm se queixado da precariedade do atendimento da empresa Stacione.

Conforme detalha o parlamentar, a população que utiliza o estacionamento rotativo merece um serviço de qualidade em todos os aspectos, já que é cobrada com rigor. “Algumas providências precisam ser tomadas, seja por meio da central telefônica ou contratação de mais funcionários para que prestem um atendimento de qualidade à comunidade, pois quando é necessário, ninguém atende ao telefone na empresa – um descaso com os munícipes que pagam pelo serviço”, critica Jucoski.

Troca de lâmpadas

Na mesma sessão, o vereador ainda solicitou à Prefeitura a troca das lâmpadas queimadas na Avenida Presidente Vargas, no Centro. “A via se encontra com muitas lâmpadas sem funcionamento, e por ser bastante movimentada também à noite, esperamos que o problema seja solucionado o mais breve possível”.

Segurança no trânsito: vereador Carlos Lemos solicita instalação urgente de lombada na Rua Fulgêncio Miguel Coffy

Na última sessão ordinária do Poder Legislativo, realizada na segunda-feira (2), foi lido no plenário o pedido de providências em que o vereador Carlos Lemos (PSDB) solicita ao Poder Executivo a instalação urgente de uma lombada na Rua Fulgêncio Miguel Coffy, na altura do número 475, no Bairro Atlântico. O parlamentar ressalta que se trata de uma questão de segurança, já que a via é bastante movimentada e serve de acesso à Escola Luiz Badalotti.

Lemos chama a atenção para o fato de que muitos motoristas abusam do limite de velocidade no local, colocando em risco a integridade de quem transita nas imediações. “Já foram registrados muitos acidentes neste trecho. O fato de ser uma via muito estreita também coloca em risco os pedestres que passam por lá. Como esta rua é um acesso à Escola Luiz Badalotti, muitas crianças atravessam a rua, sendo necessário uma melhora na segurança. Já foram feitos outros pedidos com esta mesma demanda, mas ainda não foram atendidos”, afirma o vereador.

Vereador Romildo Protetor solicita melhorias em via de acesso à Linha Peccin

O grande volume de chuvas nas últimas semanas causou transtornos em algumas vias de Erechim. A fim de proporcionar melhores condições de trafegabilidade e maior segurança em um trecho bastante danificado, o vereador Romildo Protetor (MDB) solicitou à Prefeitura o cascalhamento e troca de lâmpadas no acesso à Linha Peccin, em trecho da BR-153 próximo à Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

De acordo com o parlamentar, o local em questão já apresentava má conservação – cenário que se agravou em decorrência do período chuvoso pelo qual passa a região. “O acesso está muito complicado, a via ficou bastante danificada com as chuvas recentes. Outro fator que deve ser melhorado é a iluminação, com a troca de lâmpadas queimadas no trecho. Estas medidas garantiriam mais segurança para o tráfego tanto no dia quanto à noite”, afirma Romildo. O pedido de providências foi lido na sessão ordinária de segunda-feira (2) e encaminhado ao setor competente do Poder Executivo.

Presidente Serginho solicita à Prefeitura o asfaltamento de ruas no Bairro Novo Atlântico

A fim de assegurar as melhores condições de trafegabilidade à comunidade erechinense, o presidente do Poder Legislativo, Serginho Bento (PT), deu continuidade às solicitações de melhorias em vias públicas do município. Na sessão ordinária da última segunda-feira (2), o vereador encaminhou ao Poder Executivo dois pedidos de providências referentes à necessidade de asfaltamento nas ruas Neuton Luís Piccoli e Abílio Lotário Machry, ambas no Bairro Novo Atlântico.

Segundo Serginho, as duas vias estão em péssimo estado de conservação, sendo que praticamente metade da Rua Abílio Lotário Machry ainda é de chão batido. “Nestas duas ruas existem empresas que demandam boas condições de trafegabilidade, pois facilitaria o acesso de clientes e fornecedores. Estes locais também recebem um grande tráfego de veículos em geral, além de ônibus urbanos, escolares e empresariais”, frisa o parlamentar.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE