Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Economia

Confira 6 dicas para escolher o terreno ideal em Porto Alegre

Saiba quais os próximos passos para conquistar o seu terreno

Assessoria
por  Assessoria
18/06/2020 14:25 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Seu sonho é construir um negócio ou sua casa própria do jeito que você sempre quis? Então o primeiro passo para realizar seu sonho é encontrar um terreno ideal para as suas necessidades.

E o lugar ideal para fazer essa busca com certeza é a cidade de Porto Alegre que conta com ínúmeras opções em áreas livres. A capital gaúcha é sinônimo de tradição, com diversos elos e raízes fortes junto aos seus moradores. De uma forma geral, apresenta fácil acesso a comércios e serviços, além de boa gastronomia e diversas atividades ao ar livre que atraem moradores novos e antigos.

As inúmeras opções de terrenos em Porto Alegre  expõem as vantagens que esse tipo de aquisição imobiliária podem gerar. Entre as opções estão o fato de ser um investimento em baixo risco, principalmente pela segurança e pouco gasto que gera. Outra vantagem está na questão da valorização, uma vez que um terreno entrega inúmeras possibilidades dependendo da construção que for realizada no espaço em questão. 

Já no quesito de pagamentos, existe a possibilidade de ao adquirir casas em Porto Alegre , estar pagando mais barato por uma área em bairro ou região mais valorizado da cidade, uma vez que ainda exige a construção do imóvel para a utilização do espaço. 

Um dos pontos que também atraem muitos compradores ao escolher um terreno, ao invés de uma casa ou apartamento, é possibilidade de ter um imóvel construído do que jeito que você deseja e atendendo as principais necessidades dentro de um espaço próprio. Com isso, não podemos deixar de citar a questão da qualidade e da economia, uma vez que durante o processo de construção você mesmo pode fazer a escolha dos materiais a serem utilizados, definido a qualidade e ainda controlando o orçamento destinado para o investimento. Por fim, mas não menos importante, ter um terreno próprio garante liberdade. Com o seu espaço é possível realizar a expansão do imóvel da forma que você desejar: construindo um segundo andar, criando uma área externa com lavanderia, espaço para churrasco, ampliação de espaços já existentes como os quartos, as salas e entre outros opções que a sua criatividade levar. Em imóveis construídos por terceiros, ou que sejam de outra pessoa, isso nem sempre é possível. 

E até mesmo obras e reformas podem não sair do jeito desejado. Agora que você já conhece algumas das vantagens de um terreno próprio, veja como escolher o seu a seguir:

1) Analise a metragem

Uma das dicas mais importantes na hora de escolher um terreno é avaliar a área total disponível. Parece um tanto quanto óbvio, mas para não ter problemas na hora da construção, principalmente de espaço, é necessário realizar alguns cálculos. Analise a planta baixa do terreno, veja os cômodos e as medidas da cada espaço. Procure ter em mente que tipo de imóvel você pretende ter naquele local: vai ter área externa? Isso também precisa estar previsto! Para não ter nenhuma surpresa nesse quesito, consulte a lei municipal de uso e ocupação de solo da sua região e conheça necessários no entorno da construção.

2) Explore o terreno

Um bom terreno exige uma boa área de solo para poder desenvolver novas construção, mas não é apenas isso que é necessário. Ao realizar sua pesquisa, preste atenção na região ao redor da área desejada. Procure conhecer quais são os índices de segurança da região, qual é o nível de acessibilidade, qual a proximidade com o trabalho e a família, como é a infraestrutura da região e ainda se existe o lançamento de projetos futuros como shoppings, universidades e supermercados, que ajudam a valorizar ainda mais a região.

3) Conheça qual é a qualidade do solo

Um bom solo é um dos principais requisitos para um terreno de qualidade, que além de garantir a segurança, resultam em boas construções no espaço. Para isso, verifique como é o relevo natural do espaço, se o solo está saudável, se existe o acúmulo de água. Para não ter erro nesta hora é importante contar com a avaliação de um especialista capaz de identificar os principais problemas que podem ocorrer naquela área com o passar do tempo e o início das construções. Outro fator que pode influenciar na qualidade do solo é a sua incidência solar, por isso verifique quais são os horários que espaço tem em contato com a luz para identificar se a construção deve ser realizada junto a nascente ou exige um projeto diferenciado.

5) Analise a posição do seu terreno

Na hora de escolher seu espaço é fundamental analisar a posição do seu terreno. É uma área vaga ou existem outros imóveis ao redor. Caso essa seja sua segunda opção, avalie se não existe a possibilidade de ocorrer uma especulação imobiliária no local. Se existir essa chance, escolha bem o local onde seu imóvel vai ficar disposto para que ele não acabe esmagado entre duas grandes construções, gerando desvalorização e diminuindo as chances de venda em um futuro próximo. Além disso, fazer essas previsões vai ter ideia quanto a incidência de sol sobre o terreno.

6) Conheça suas finanças e alternativas de pagamento

Uma das melhores coisas de ter um terreno são as possibilidades de construção que ele oferece, por isso, faça os cálculos antes de adquirir uma área. Isso porque você não vai querer comprar um terreno e não ter condições de construir, não é mesmo? Mas tem em mente, evite fazer sua aquisição e deixar o terreno parado por muito tempo pode ser perigoso, principalmente pela questão da falta de segurança. Por isso, na hora de fechar negócio, avalie o que é mais vantajoso para o pagamento. Você pode escolher entre financiamentos ou até mesmo a contratação de um consórcio, vale consultar as condições também juntos as imobiliárias em Porto Alegre.

É importante fazer pesquisas, simulações e encontrar aquilo que tem um melhor custo benefício para você.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE