Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
FIERGS /Divulgação
Economia

Confiança do industrial gaúcho começa 2020 em alta

ICEI-RS divulgado pela FIERGS cresceu para 66,5 pontos em janeiro. 1,6 a mais do que dezembro, 10,7 de alta nos últimos sete meses e 13 acima da média histórica.

Unicom/Fiergs
por  Unicom/Fiergs
23/01/2020 22:06 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI-RS), divulgado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), nesta quinta-feira (23), revela que, ao começar 2020, o otimismo se dissemina nesse setor no Estado. Cresceu em janeiro para 66,5 pontos, 1,6 a mais do que dezembro, 10,7 de alta nos últimos sete meses e 13 acima da média histórica. Embora seja comum a expansão desse sentimento a cada abertura de ano, com exceção de 2019, o industrial gaúcho não iniciava tão confiante desde 2010.

O ICEI-RS varia de 0 a 100 pontos, sendo que acima de 50 sinaliza confiança. Em janeiro, o destaque ficou com o Índice de Condições Atuais, que alcançou 60,4 pontos (+1,2 ante o mês anterior), o maior nível em quase dez anos, e que desde agosto do ano passado cresceu 13,6. Isso mostra que a percepção de melhora é ampla entre os industriais, principalmente na economia brasileira, cujo índice (63,5 pontos) foi o maior desde janeiro de 2010, aumentando 2,7 ante dezembro. Mais da metade (56,3%) das empresas consultadas na pesquisa percebe rumos positivos na economia brasileira. As condições favoráveis das empresas também são bastante difundidas, com 59 pontos no mês.

FUTURO – Bem acima dos 50 pontos, valor limite estabelecido pela pesquisa entre o otimismo e o pessimismo, o Índice de Expectativas dos empresários para os próximos seis meses subiu em janeiro para 69,6 pontos (67,7 em dezembro). O índice aponta confiança elevada. Mais de sete em cada dez (74,4%) empresários estão otimistas com a economia brasileira. Essa foi a quarta alta seguida e a sexta em sete meses (9,9 pontos). Neste mesmo período, o Índice de Expectativas com relação à economia brasileira cresceu 12,4 pontos, marcando 69, em janeiro (foi 67,3 em dezembro), pontuação que chega a 70,1 quando se trata do Índice de Expectativas sobre a empresa (67,9 no mês anterior).

Na avaliação da FIERGS, os primeiros sinais da indústria gaúcha para 2020 são positivos, e tanto as condições atuais quanto as expectativas continuam bastante favoráveis e compatíveis com um quadro de retomada neste primeiro semestre, a despeito da ausência de resultados concretos, como a atividade industrial, que mostra clara tendência de queda nos últimos meses.

A pesquisa foi realizada entre os dias 6 e 17 de janeiro com 204 empresas, sendo 37 pequenas, 68 médias e 99 grandes. Acompanhe o resultado completo, bem como a série histórica e a metodologia em www.fiergs.org.br/numeros-da-industria/indice-de-confianca-do-empresario-industrial.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE