Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Concórdia: Chuva melhora umidade do solo e ameniza problemas causados pela estiagem

Defesa Civil e demais autoridades monitoram diariamente a situação em Concórdia.

Rafael Martini / Radio Rural
por  Rafael Martini / Radio Rural
23/02/2023 09:04 – atualizado há 3 meses
Continua depois da publicidadePublicidade

Conforme o monitoramento hidrológico da EPAGRI/CIRAM, órgão que monitora as condições climatológicas no estado, foram registrados 28 milímetros de chuva no acumulado das últimas 48 horas em Concórdia. A princípio, uma quantidade ainda insuficiente para resolver todos os problemas causados em decorrência da estiagem, mas, simultaneamente, ameniza e ajuda a reter a umidade do solo, importante para o desenvolvimento das plantações e demais culturas no interior do município.

O secretário municipal da agricultura, Mauro Martini, acredita que as últimas precipitações ajudaram bastante, principalmente para aqueles que possuem reservatórios de água em suas propriedades.

"Tenho certeza que ajudou bastante está chuva, pois quem tem sistema de armazenamento como cisternas, recolheu 24 litros por metro quadrado de coleta, usar um aviário de 100m por 12m teríamos por volta de 30 mil litros de água.", explica Mauro.

Mauro Martini cita os benefícios que recentemente a chuva trouxe para as culturas que estão em fase de vegetação e germinação.

"Além de devolver a umidade do solo, baixar a temperatura ambiental, recuperar pastagens, ocorrendo o rebrote, bem como ajuda culturas que estejam na fase vegetativa.", finaliza.

A Defesa Civil de Concórdia e demais autoridades do município monitoram a situação diariamente. Muitas regiões do interior foram prejudicadas, onde cerca de 30% a 70% das plantações foram afetadas.

Segundo a previsão meteorológica, no decorrer da semana, deverá chover todos os dias, pelo menos, até o próximo domingo. É esperado uma quantidade ao menos significativa de chuva, que amenize ainda mais os impactos negativos causados pela estiagem.

Recentemente, a CASAN suspendeu momentaneamente o transporte de água bruta do Rio Suruvi para as unidades da companhia para levar água aos bairros mais altos e distante do centro do município. Caso a chuva seja insuficiente, na avaliação da Casan, a estatal pode retomar o serviço.

Já a empresa BRF segue com o transporte de água para a manutenção das suas atividades desde o dia 10. A captação da água é feita no Reservatório da Usina Hidroelétrica de Itá, na localidade de Rancho Grande. Aproximadamente 40 caminhões foram contratados para realizar o transporte de água.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE