Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Agro

Conab realiza reunião para discutir auxílio aos agricultores gaúchos afetados pelas enchentes

Ao todo, 10.787 propriedades, em mais de 55 municípios, foram atingidas e 1.616 produtores tiveram perdas na produção de grãos, 88 na fruticultura, 2.691 no fumo e 198 na olericultura.

Assessoria/Conab
por  Assessoria/Conab
13/09/2023 16:28 – atualizado há 52 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

Nesta quarta-feira (13), em Brasília, o presidente da Conab, Edegar Pretto, recebeu uma comitiva do Rio Grande do Sul preocupada com o apoio aos agricultores afetados pelas enchentes, principalmente no Vale do Taquari. Representantes de entidades e dos poderes executivo e legislativo solicitaram a Pretto que continue a articular o governo federal para ajudar as famílias e municípios impactados, especialmente os agricultores familiares.

Durante a reunião, foi apresentado a Pretto um levantamento parcial das perdas na agricultura devido às chuvas e enchentes. Mais de 55 municípios foram afetados, com 10.787 propriedades atingidas e 1.616 produtores com perdas na produção de grãos, 88 na fruticultura, 2.691 no fumo e 198 na olericultura. Também houve danos em diversas estruturas e as perdas no meio rural já somam R$ 1,1 bilhão, segundo a Confederação Nacional dos Municípios.

Francisco Stuckert/Conab.

Segundo Pretto, o governo federal tem fornecido recursos e apoio desde o início da tragédia, incluindo a antecipação do FGTS e uma linha de crédito especial do BNDES anunciada pelo presidente Lula. Até o momento, foram disponibilizados R$ 2,3 bilhões em recursos federais. Pretto se compromete a continuar mobilizando o governo para ajudar as famílias afetadas e reconstruir os municípios, tanto rural quanto urbano.Participaram da reunião na Conab o presidente da Assembleia Legislativa, Vilmar Zanchin; o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária Gaúcha, deputado Elton Weber; a presidente da Emater/RS-Ascar, Mara Saalfed; o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag/RS), Carlos Joel da Silva; a deputada Denise Pêssoa e os deputados Pepe Vargas e Heitor Schuch; além de representantes da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Rural (SDR) e de sindicatos de trabalhadores rurais.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE