Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Comunidade escolar pede ajuda ao legislativo erechinense para escola não fechar

Escola Carlos Leopoldo Reichmann, que completou recentemente 60 anos e atende 105 alunos do 1º ao 5º ano, prevê encerramento de atividades no final deste ano.

Giulianno Olivar/Assessoria Câmara de Vereadores Erechim
por  Giulianno Olivar/Assessoria Câmara de Vereadores Erechim
05/10/2021 13:26 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Na sessão ordinária de segunda-feira (4), atendendo ao apelo de pais e comunidade escolar, o vereador Claudemir de Araújo (PTB) apresentou uma moção contrária ao encerramento das atividades da Escola Estadual de Ensino Fundamental Carlos Leopoldo Reichmann, previsto para o final deste ano. A escola, que completou recentemente 60 anos, funciona na Rua Elisa Vacchi, 331, no Bairro Santa Catarina, e atende 105 alunos do 1º ao 5º ano, sendo que sua capacidade é para 118 alunos.

Google

Em sua manifestação, Araújo enfatizou que a informação do fechamento do educandário está causando preocupação a alunos, pais, professores e a toda comunidade escolar, que está mobilizada para que isso não ocorra. “Mais de mil assinaturas já foram colhidas solicitando a continuidade do atendimento. Como representantes de nossa comunidade, estamos expressando contrariedade à forma pela qual o Governo do Estado vem conduzindo o processo de fechamento desta escola em especial, sem antes conversar com as partes envolvidas. Democraticamente, antes da tomada de decisão, seria fundamental e sensato, apresentar a proposta de forma transparente e detalhando as justificativas, consultando e, portanto, dialogando com a comunidade escolar envolvida, que é diretamente afetada pela decisão - estudantes, pais, professores, servidores e direção”.

Segundo informações trazidas até o parlamentar, a única justificativa apresentada pelo Governo do Estado é uma reestruturação, um enxugamento, onde as crianças atendidas seriam encaminhadas para as escolas Dr. João Caruso, Professor João Germano Imlau e Victor Issler. “Refutamos tal justificativa, afinal por ser uma escola de pequeno porte, existe um atendimento diferenciado por parte dos educadores, que aliado a qualidade de ensino e projetos desenvolvidos, transformou a Escola Carlos Leopoldo Reichmann numa verdadeira família. Além disso, entendemos que uma escola com 98% de aprovação e 7,1 no Ideb deve ser valorizada e inclusive ampliada, e não o contrário”, salientou.

Araújo ressaltou ainda que, em um movimento unilateral, a Secretaria de Educação do estado simplesmente optou pelo fechamento desta escola, o que está afetando de forma negativa um grande número de estudantes, de famílias e de profissionais da educação. “Não surpreende que a sociedade esteja se manifestando contraria a essa medida, entre outros motivos, pelas consequências que promove, como a perda do convívio entre colegas de turma, a perda do vínculo entre alunos e professores, a dispensa de pessoal, a distância e dificuldade de deslocamento e transporte para novas escolas impostas às famílias. Reafirmamos o nosso compromisso e solidariedade aos estudantes, pais, professores, servidores e direção da Escola Estadual de Ensino Fundamental Carlos Leopoldo Reichmann. Estamos juntos na defesa do legítimo direito a uma escola pública de qualidade, próxima da comunidade, que têm grande respeito e consideração de todos os Erechinenses”.

Sensibilizados com a situação, os vereadores Anax Pezzin (Republicanos), André Jucoski (PDT), Carlinhos Magrão (PSDB), Nadir Barbosa (MDB), Juares Bernardi (PSB), Sandra Picoli (PCdoB) e Ana Oliveira (MDB) subscreveram a moção, que será encaminhada à secretária estadual de Educação, Raquel Teixeira, e à coordenadora regional de Educação, Juliane Bonez.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE