Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Educação

Compra do material escolar deverá ser gradual e acompanhar retorno às aulas

Afirmação é da proprietária da Livros & Cia que atua há mais de 20 anos no segmento

Leandro Vesoloski
por  Leandro Vesoloski
02/02/2021 11:48 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O período compreendido entre janeiro e março tradicionalmente é marcado pela compra do material escolar e preparativos para o retorno às aulas nas redes pública e privada de ensino.

Devido a pandemia e dúvidas sobre o retorno e o formato que deverá ser adotado no ano letivo de 2021 as compras deverão acompanhar o retorno das atividades escolares. A afirmação é da proprietária da Livros & Cia, Jaqueline Rossetto, que atua há mais de 20 anos no segmento.

Segundo a comerciante, até o momento foram feitos vários orçamentos para berçário e maternal e escolas da rede privada de ensino. “As escolas estaduais ainda não disponibilizaram lista de material e as municipais somente algumas”, explicou Jaqueline.

Para ela a expectativa é que não haja uma procura concentrada pelos itens. Jaqueline diz que deverá haver menos tumulto e o período de compras será mais estendido. “Começava em 15 de janeiro e ia até o início de março, depois as vendas estancavam. Agora acredito que conforme vá faltando os pais deverão ir às compras”, afirmou.

Leandro Vesoloski

Reajustes dentro do padrão

Segundo a proprietária da Livros e Cia, a alta no dólar não afetou significativamente o custo do material escolar. “Muita matéria prima para industrializar o material vem de fora, assim como cola e massas de modelar, porém não teve muita alteração. A média de reajuste de ano para ano ficou entre 10 e 15%”.

Falta de produtos

Durante a pandemia muitas empresas enfrentaram dificuldades na produção devido a escassez da matéria prima necessária, porém não deverão faltar itens de material escolar. Jaqueline Rossetto disse que já chegou a faltar em determinados momentos, porém com um estoque regular não deverá haver falta de nenhum item.

Reaproveitamento do material

Os hábitos escolares também foram alterados durante a pandemia. Itens como mochilas que possuem um valor agregado mais alto e o pouco uso no ano anterior deverão impactar no volume de vendas já que deverão ser reaproveitados em 2021.

Devido à crise econômica enfrentada em todo país, Jaqueline disse que os clientes tem buscado qualidade com preço justo. “Material de marcas tradicionais possuem preço mais elevado, mas o que se vende é qualidade com preço justo” argumentou a comerciante.

Horário especial de atendimento

Livrarias podem abrir todos os sábados no período entre janeiro e março, porém Jaqueline diz que o maior movimento acompanha a abertura tradicional do comércio. “É uma questão de cultura e hábito que deve ser criada e que as pessoas não precisarão correr as compras no sábado pela manhã porque a loja também funcionará a tarde”, concluiu Jaqueline Rossetto.

Quer receber as notícias do Au pelo whatsapp? Então, clique aqui!

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE