Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Freepik
Clima

Como será o clima no sul do Brasil em junho de 2023

Primeiro mês do inverno marca um aumento no número de dias frios com menos chuva no Brasil Central e aumento da precipitação mais ao Sul do país

Metsul
por  Metsul
30/05/2023 21:23 – atualizado há 16 dias
Continua depois da publicidadePublicidade

O mês é o primeiro do denominado inverno climático que é compreendido pelo trimestre dos meses de junho, julho e agosto. Já a estação inverno começa oficialmente pelo critério astronômico às 11h58 do dia 21 de junho e vai até 3h50 do dia 23 de setembro.

Esta é a linha de prognóstico que está sendo usada pelaMetSul Meteorologia . Não se projeta um mês de frio rigoroso e constante, e tampouco um alto número de dias de temperatura muito baixa com ar gelado, mas não vai deixar de fazer frio.

Em 2023, o mês de junho vai começar com o Oceano Pacífico oficialmente ainda em estado de neutralidade, portanto sem El Niño ou La Niña. No decorrer do mês, entretanto, se espera que haja um maior aquecimento das águas do Pacífico Equatorial com a gradual transição para um evento de El Niño. Espera-se ainda que a atmosfera no Pacífico Equatorial acople com as condições oceânicas, proporcionando o cenário favorável para um El Niño.

O mês de junho costuma marcar uma acentuada diminuição da chuva no Centro do Brasil com a instalação da estação seca ao passo que mais ao Sul, especialmente no Rio Grande do Sul, observa-se um aumento das precipitações.

No inverno, muitos sistemas atuam no Sul brasileiro como frentes frias, frentes quentes e centros de baixa pressão, o que costuma trazer mais chuva para estados como Rio Grande do Sul e Santa Catarina enquanto o Paraná, pela sua posição mais ao Norte, sofre a influência do ar seco do Brasil Central e tem menor precipitação que os estados mais ao Sul.

Modelos climáticos internacionais divergem enormemente em suas projeções de chuva para junho no Centro-Sul do Brasil. O NMME (North America Ensemble Model), que reúne vários modelos, projeta um junho de chuva muito abaixo da média no Planalto Central e perto da média na maior parte do Sul do Brasil.

Conforme a análise da MetSul Meteorologia, a perspectiva é de uma maior probabilidade de chuva acima da média em muitas áreas de Santa Catarina, Paraná, Sul do Mato Grosso do Sul e parte de São Paulo, sobretudo o Sul e o Leste do estado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE