Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
MYCCHEL LEGNAGHMETSUL
Clima

Como será o clima em julho?

Julho de 2023 transcorrerá sob a influência do fenômeno El Niño em intensificação

Metsul
por  Metsul
02/07/2023 09:26 – atualizado há 28 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

 O mês é o segundo do denominado inverno climático que é compreendido pelo trimestre dos meses de junho, julho e agosto. Por isso, julho é o mês central da estação inverno e, como efeito, historicamente costuma registrar ondas de frio. Confira a previsão da Metsul

O mês tem em sua história grandes e intensas ondas de frio, como se viu, por exemplo, no ano 2000, quando quase todo o Sul do Brasil ficou abaixo de zero. Ou na grande nevada de 2013 em Santa Catarina e no Paraná. Ou ainda na nevada que branqueou a Serra Gaúcha nos últimos dias do mês em 2021. No Rio Grande do Sul, pelos padrões históricos, julho costuma ser um mês chuvoso enquanto no Centro do Brasil se instala a estação seca com precipitações escassas no Centro-Oeste, no Sudeste e mesmo em parte do Paraná, o que favorece o aporte de umidade em direção às latitudes médias como do Centro da Argentina, Uruguai e o estado gaúcho.

JULHO COM EL NIÑO EM INTENSIFICAÇÃO

Os últimos três meses de julho foram com o Oceano Pacífico Equatorial mais frio que a média e em condições de La Niña ou quase La Niña. Este será o primeiro julho com a faixa equatorial do Pacífico aquecida desde 2019 e, mais, sob um evento de El Niño instalado e em intensificação. 

Conforme dados do final de junho, considerando todos os episódios de El Niño nos últimos 70 anos, somente em 1997 e 2015 a temperatura da superfície do mar estava mais quente que agora no Pacífico Equatorial Centro-Leste, região onde se verifica a intensidade do El Niño. Sem considerar o Pacífico Leste, perto da América do Sul, que passa por um dos maiores aquecimentos já vistos.

A tendência é que ao longo do mês de julho o El Niño siga se intensificando, devendo passar a maior parte do mês com intensidade moderada, mas já não se descarta que possa adentrar pela primeira vez em território de El Niño forte (anomalia semanal de +1,5ºC ou maior). Com isso, os reflexos do aquecimento do Pacífico serão inevitáveis no clima. 

O QUE ESPERAR DA CHUVA NO MÊS 

Modelos de previsão de climática apresentam um elevado consenso sobre chuva abaixo da média e escassa entre o Centro-Oeste e a maior parte do Sudeste do Brasil em julho em padrão que pode ser esperado sob El Niño e durante a estação seca no Brasil Central, mas divergem muito sobre o comportamento da chuva no mês no Sul do Brasil, o que reduz a confiabilidade das projeções.

Parte do Sul do Brasil, especialmente cidades mais a Oeste, teria um julho com menos chuva. Os maiores volumes se concentrariam no Leste da região. O padrão de uma grande massa de ar seco e quente sobre o Brasil persistente com reflexos no Sul com escoamento zonal (de Oeste para Leste) mais ao Sul do continente sugere que a chuva pode aumentar na região de Buenos Aires e no Uruguai, o que levaria a um incremento da chuva também no Sul gaúcho. É o que indica, por exemplo, o modelo climático europeu. Os mapas mostram a tendência semana a semana deste modelo para a América do Sul em que se observa a perspectiva de precipitações com menores volumes na maior parte do Sul do Brasil, exceto mais ao Sul da região, na primeira metade do mês. Na segunda metade, a chuva aumentaria.

Chama a atenção a projeção de chuva para o mês do modelo climático norte-americano CFS. O indicativo de possibilidade de acumulados mais altos que o normal que apresenta mais a Leste do Sul do país é típico da configuração de um ciclone e, como junho mostrou, baixa pressão ou ciclone perto da costa do Sul do Brasil pode trazer extremos de precipitação.

A tendência é que os efeitos do El Niño na chuva no Sul do Brasil, como a MetSul tem reiterado, se verifiquem principalmente a partir de agosto ou setembro, encaminhando uma primavera que deve ser muito chuvosa com grandes excessos de precipitação, particularmente no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. 

COMO SERÁ A TEMPERATURA EM JULHO 

A MetSul Meteorologia antecipa um mês de julho de temperatura acima a muito acima da média no Centro-Sul do Brasil. A possibilidade de ser um dos meses de julho mais quentes até hoje na estatística não está fora de consideração, tamanhas as anomalias positivas que antecipamos para o mês. Não apenas para o Brasil, mas para a América do Sul.Em alguns locais, a temperatura deve ficar muito acima da climatologia histórica.

Com efeito, a MetSul Meteorologia projeta um mês de julho mais quente ou muito mais quente que o normal na maior parte do Sul, Sudeste e o Centro-Oeste do território brasileiro. Serão muitos dias de temperatura alta para a época do ano e abaixo do que é normal de frio. Não vai deixar de fazer frio no Sul do Brasil, mas com frequência bastante inferior ao habitual para julho. 

A tendência de um julho quente na sequência de um junho com poucos episódios frios é uma má notícia para o varejo que tem enfrentado dificuldades na comercialização de produtos de inverno devido às altas temperaturas. Julho tende a piorar ainda mais o quadro de vendas deste importante setor da economia.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE