Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Comitiva de Santa Giustina- Itália visita Jacutinga

Os membros da comitiva foram recebidos na Prefeitura Municipal pelo Prefeito Beto Bordin

Assessoria
por  Assessoria
29/02/2024 08:22 – atualizado há 7 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Comitiva de Santa Giustina, Belluno, Itália, realizou uma visita a Jacutinga, para encontrar-se com as autoridades locais e o Coral do município, Coral La Montanara. 

Os membros da comitiva foram recebidos na Prefeitura Municipal pelo Prefeito Beto Bordin e sua equipe administrativa, que expressaram sua satisfação em recebê-los após 24 anos da primeira visita à região do Alto Uruguai e ao município de Jacutinga. 

O Prefeito deu as boas-vindas, agradecendo pela presença e ressaltando a importância do intercâmbio entre os municípios de Jacutinga e Santa Giustina e destacou o fortalecimento dos laços de amizade e as relações culturais e econômicas entre as localidades. 

Durante o passeio, o Coro da Itália foi acompanhado pela Presidente do Comitê do Gemellaggio, Nadir Menin Tortelli; pela Presidente da Sociedade Vêneta Italo-Brasileira e Coral La Montanara, Íres Pessini Albuquerque; pelo Secretário da Sociedade e Coral La Montanara, Celito Chapparini e pelo Secretário de Educação e Cultura e Patrão do CTG Rincão Amigo, Ronaldo Bordin. 

A comitiva visitou a propriedade da família Bagnara, onde são produzidos produtos derivados da cana-de-açúcar, como cachaça, licores e açúcar mascavo. Na propriedade, a comitiva também pode conhecer o orquidário da família. 

Também realizaram uma visita à propriedade da família Marchetto, em Bela Vista, que apresentaram sua propriedade e o Parque Fabril da sua agroindústria, ofereceram frutas como figo, kaqui e goiaba, além de produtos como doces e licores. Após o passeio, foi oferecido um almoço na Casa da Terceira Idade com churrasco típico do estado. 

O representante do Coral Oio e de Santa Giustina, Luciano Dalmolin, agradeceu a hospitalidade do povo de Jacutinga e reforçou os laços de amizade. 

O Prefeito fez a entrega de uma cesta com produtos locais e uma flâmula do município como forma de agradecimento pela parceria e destacou a importância de preservar a cultura e a história local. 

A comitiva também visitou o Santuário da Nossa Senhora das Graças em Jacutinga e o Museu do Imigrante, que retrata a história do município. Agradeceu-se muito ao término da visita, deixando uma boa impressão. Além disso, houve um convite para participar da Expo Jacutinga. 

O prefeito Beto Bordin recebeu uma flâmula do município de Santo Giustina enviada pela Prefeitura local. A Presidente do Coral La Montanara recebeu objetos de lembrança do Coro Oio e os entregou CDs que marcam os 25 anos de história do Coral La Montanara, bem como uma bandeira do Brasil. Houve apresentações e integração entre os corais. 

A Presidente do Comitê do Gemellagio, Professora Nadir Tortelli, fez a entrega de um livro, que retrata a história da família Breda e também do município de Jacutinga. Na oportunidade, também estiveram presentes o Presidente da Câmara, Fábio Menin Tortelli, Vereadora Débora Nava Ogliari, Secretários Darci José De Ré e Arquermino Monteiro. 

Os integrantes do Coral fizeram uma avaliação muito positiva deste momento, destacando a importância de preservar e valorizar a cultura no município, em especial as relações com entidades italianas, devido ao intercâmbio com Pederobba, Treviso, Itália, o que abre muitas portas para intercâmbios com outros municípios italianos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE