Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Cidade

Comitê Municipal Covid volta a se reunir

Por risco de desabastecimento de testes, foram definidos critérios para Saúde Pública encaminhar pacientes para testagem, com base na Nota Informativa Nº41 CEVS/SES-RS,

Ascom Prefeitura de Erechim
por  Ascom Prefeitura de Erechim
21/01/2022 14:12 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Depois de duas semanas consecutivas recebendo Avisos do Gabinete de Crise do Governo do Rio Grande do Sul, com base nos indicadores do Sistema 3As de Monitoramento, com o qual o Governo do Estado gerencia a pandemia, na última quarta-feira (19) a região R16, que inclui os 32 municípios da Associação de Municípios do Alto Uruguai (AMAU), e também Rio dos Índios e Nonoai recebeu um Alerta.

O Alerta significa que a região segue em monitoramento até a próxima reunião do GT Saúde, por isso, nesta quinta-feira (20) o Comitê Regional de Atenção ao Coronavírus da AMAU esteve reunido de forma online, e definiu por ampliar as orientações da adoção das medidas preconizadas e a retomada das reuniões semanais dos Comitês Municipais.

Diante disso, na manhã desta sexta-feira (21), na Secretaria Municipal de Saúde, os membros do Comitê Covid estiveram presentes em uma reunião coordenada pelo vice-prefeito de Erechim, Flávio Tirello. Dentre as pautas, foram apresentados os dados do aumento de atendimentos de casos de síndromes respiratórias, suspeitos de Covid-19 ou gripe e por consequência, também do aumento pela procura de testes. No boletim de quinta-feira (20), o município registrava 299 casos ativos da doença.

Foi apresentado ao Comitê Covid o risco de desabastecimento de testes, que já é uma realidade em alguns casos da Rede Privada. Por isso, foram definidos critérios para Saúde Pública encaminhar pacientes para testagem, com base na Nota Informativa Nº41 CEVS/SES-RS, destinados a grupos prioritários como: trabalhadores assistências da área da saúde; sintomáticos respiratórios com febre e/ou (calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse coriza, distúrbios olfativos ou gustativos); gestantes com desconforto respiratório e/ou os sintomas citados acima. As demais pessoas não serão testadas nesse momento, ou seja, pacientes com sintomas leves (sem febre e/ou dispneia), assintomáticos e contactantes vacinados de casos positivos.

Além disso, o Comitê Covid reforça os cuidados de proteção individual como uso de máscara, lavar as mãos e usar álcool em gel. O Comitê Covid também externou a preocupação da possibilidade de desabilitarem dez leitos extras da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Santa Terezinha, o que pode representar um risco diante do cenário.

O vice-prefeito Flávio Tirello destacou que o cenário é diferente e exige cuidados e paciência, porque o número de atendimentos no Sistema Público de Saúde dobrou nas últimas semanas. “Nós estamos em um cenário de contaminação e que os protocolos é que vão nos ajudar no controle. Além disso, felizmente não estamos vendo isso se refletir no número de hospitalizados, o que reforça a importância do esquema vacinal das pessoas”, explica.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE