Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Comitê da AMAU recomenda uso de álcool gel, máscara e reforço na vacinação

Em 7 dias, 168 novos casos de covid-19 foram confirmados na região

Leonardo Bortolotto/Assessoria/AMAU
por  Leonardo Bortolotto/Assessoria/AMAU
06/01/2022 12:26 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

O Comitê Regional de Atenção ao Coronavírus da AMAU realizou, em caráter emergencial, reunião extraordinária nesta quinta-feira, 6, para avaliar o cenário pandêmico da R16. Segundo o último boletim, divulgado na tarde de quarta-feira, 5, a região contabilizou 206 casos ativos da Covid-19, o que preocupa os membros do colegiado e as autoridades de saúde.

Para se ter uma ideia, em 29 de dezembro de 2021, o Alto Uruguai mais os municípios de Nonoai e Rio dos índios (que integram a R16) registravam apenas 38 casos ativos; número que subiu para 206, num incremento de mais 168 casos num curto espaço de tempo. “Estamos verificando pelo relato dos secretários de saúde um aumento considerável por testagem, o que deve elevar o número de casos ativos nos próximos dias”, antecipa o Comitê.

Ações imediatas

Conforme o membro do Comitê Jackson Arpini, até o momento, porém, a região não evidencia ascensão nas internações hospitalares. “O que verificamos é um aumento expressivo nas contaminações, o que requer ações imediatas de conscientização e prevenção”, sustenta.

Por isso, durante a reunião do colegiado foi deliberado que serão ampliadas as ações de conscientização e prevenção – com material orientativo já distribuído à imprensa. “Precisamos nos antecipar aos fatos e retomar todas as medidas preconizadas, com o maior rigor, para que não tenhamos episódios negativos no cenário regional”, avalia Arpini.

Álcool gel, uso de máscara e vacinação

O Comitê chama atenção para a necessidade da adoção com rigor das medidas como higienização das mãos, utilização de álcool gel, uso da máscara de proteção individual e evitar a aglomeração de pessoas, para minimizar a transmissão do vírus. Também faz um chamamento para que as pessoas busquem realizar a imunização contra a Covid e Influenza, ambas ofertadas gratuitamente pelas unidades básicas de saúde, no sentido de ampliar a cobertura vacinal para ambas as enfermidades.

Testagem

A reunião também deliberou que a 11ª Coordenadoria Regional de Saúde vai informar aos municípios da área de abrangência a disponibilidade de testes de antígenos em estoque e dos protocolos, encaminhamentos e logística para envio dos testes RT-PCR ao Laboratório Central, em Porto Alegre.

Conscientização e prevenção

Os membros do Comitê entendem que diante do novo cenário, “as ações prioritárias são a conscientização e prevenção, a fim de evitar danos maiores”. Para Jackson Aprini, considerando que “estamos iniciando um novo ano, com perspectivas boas”, não é hora de perder o que se conquistou.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE