Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Comitê avalia números positivos na região, mas alerta que "não podemos relaxar"

Comitê implantou uma ferramenta de avaliação denominada Plataforma Regional de Monitoramento (PRM).

Leonardo Bortolotto/Assessoria
por  Leonardo Bortolotto/Assessoria
24/09/2020 10:14 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O Comitê Regional de Atenção ao Coronavírus da AMAU - Associação de Municípios do Alto Uruguai, tendo em vista a publicação do Decreto nº55.453/2020 que versa sobre a cogestão, implantou uma ferramenta de avaliação denominada Plataforma Regional de Monitoramento (PRM). A plataforma permite sistematizar inúmeros indicadores da Região 16 e serve como subsídio técnico para orientar ou não a adoção da cogestão, bem como para avaliar a evolução da epidemia a nível regional. 

A base de dados da plataforma utiliza dados oriundos das secretarias de saúde, hospitais regionais, hospitais com alas Covid, e também do próprio Sistema de Distanciamento Controlado/RS, o que possibilita a realização de paralelos que verificam a velocidade, estágio e incidência da epidemia e a capacidade instalada da estrutura hospitalar. Um dos gráficos que compõe a plataforma, entre outros, é o dos casos ativos. 

Casos Ativos- Região 16

Verificamos, pelo gráfico, a evolução dos casos ativos. Estamos atualmente com um baixo número de casos ativos, na ordem de 132, para um universo de 34 municípios, aproximadamente 240 mil habitantes.Segundo o último boletim informativo (21/09), verificamos que a região em tela possui 132 casos ativos e, num comparativo com o boletim anterior (18/09), houve uma queda de 36 casos, declinado de 168 para 132, o que vem se confirmando nas últimas análises. Verificamos pelos nossos indicadores que ocorreu uma diminuição e isso é extremamente positivo.

A diminuição de casos ativos significa que a taxa de recuperação está ascendente (95.61%), e no período avaliado correu menos casos confirmados em comparação aos casos recuperados, pontua Jackson Arpini, integrante do Comitê Regional.

Outro dado relevante a ser observado é que quanto menor o número de casos ativos, menor são as possibilidades de internações hospitalares, tanto em leitos clínicos como UTI, e esse dado é verificado com muito critério pelo Distanciamento Controlado/RS. 

Observando o gráfico, constatamos no período de 14/05 a 21/09, que os casos ativos oscilaram de 39 até 543, estando atualmente em 132 casos ativos, o menor indicador das últimas 29 avaliações. “A curva começa a dar sinais de decréscimo, porém não significa dizer que vencemos o coronavírus e nem a epidemia a nível regional”, argumenta Arpini. 

Também observamos que desde 26/08 as avaliações apontam para números menores de casos ativos, passando de 303 para 132, numa sinalização que a incidência de novos casos começa a diminuir, numa redução de 56,43%. “Precisamos manter latente a nossa linha de atuação regional, com ações integradas e articuladas. Apesar de números positivos não podemos relaxar nesse momento em que estamos avançando no enfrentamento da epidemia do novo coronavírus, muito pelo contrário, necessitamos estar atentos e vigilantes, porque quando se trata da Covid surpresas podem surgir no horizonte. Para tanto as medidas de prevenção são as nossas melhores armas de enfrentamento”, ressalta Arpini.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE