Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Paulo Santhias / SAR
Agro

Começa a colheita da maçã em Santa Catarina

A maçã é um dos destaques do agronegócio catarinense. O estado conta com 2.992 produtores, que devem colher 578 mil toneladas de maçã este ano.

Secom/SC
por  Secom/SC
11/02/2020 09:33 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Maior produtor de maçã do Brasil, Santa Catarina inicia a colheita com expectativa de uma boa safra. Os produtores catarinenses esperam frutos de alta qualidade, que possam conquistar o mercado internacional. A abertura oficial da colheita da maçã reuniu lideranças e produtores rurais, nesta segunda-feira, 10, em Fraiburgo.

"Santa Catarina, mesmo com apenas 1,12% do território nacional é o maior produtor brasileiro de maçã e de suínos, está entre os grandes produtores de aves e leite. A maçã catarinense é extremamente reconhecida no país pela sua qualidade e pode ganhar mais espaço no mercado internacional, gerando mais renda para os produtores e para todo o estado. Desejo a todos um bom trabalho, uma boa colheita e um ano de bons resultados", destacou o secretário de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, Ricardo de Gouvêa.

Diferencial

Santa Catarina faz parte da única região do mundo a erradicar a Cydia pomonella. A praga, também conhecida como traça da maçã, pode causar grandes prejuízos aos produtores rurais e está longe do território catarinense há quase dez anos.

A Cydia pomonella é considerada o pior inseto praga da fruticultura no mundo e mantê-la fora de Santa Catarina exige um trabalho contínuo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) e produtores rurais. 

A abertura de mercados é apenas um dos resultados obtidos após a erradicação da praga, pois a qualidade geral dos frutos também é preservada, uma vez que não é necessário o uso de inseticidas para o controle da doença nos pomares.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE