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Economia

Comandante do Exército acompanha entrega de novo trecho duplicado da BR-116

Trecho entregue tem 10 quilômetros de extensão, entre os km 330 e o km 340 da rodovia.

Exército Brasileiro
por  Exército Brasileiro
07/07/2021 14:13 – atualizado há 2 anos
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O comandante do Exército, general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, desembarca nesta quarta-feira (7) no Rio Grande do Sul para participar da entrega de mais um trecho da duplicação da BR-116 no Estado. O trecho a ser entregue, 10 quilômetros, fica entre os quilômetros 330 e 340 da rodovia.

Esta é a terceira entrega realizada pelo 1º Batalhão Ferroviário (1º BFv) de Lages (SC), que, desde 2019, mantém um efetivo de cerca de 300 militares trabalhando na obra que, em toda a sua extensão, compreende um total de 50 quilômetros entre os municípios de Guaíba e Tapes. Ao todo, a obra realizada pelos militares tem um investimento de R$ 207,4 milhões.

A primeira entrega realizada pelo Exército foi em abril do ano passado, de um trecho de cinco quilômetros. A segunda, em dezembro, compreendia uma extensão de outros 10,5 quilômetros.

A chamada Operação Guaíba é a maior obra do Sistema de Engenharia do Exército Brasileiro. O projeto de duplicação beneficia diretamente 12 municípios da Região Sul gaúcha.

A previsão é de que a obra esteja totalmente concluída no primeiro semestre de 2022. Outras duas entregas estão marcadas para ocorrerem. Para setembro, está prevista a entrega do viaduto em Barra do Ribeiro (km 320) e, em dezembro, a expectativa é de que as obras do lote 2 (entre os quilômetros 340 e 351) seja encerradas.

A duplicação da BR-116

As obras de duplicação da rodovia se arrastam desde 2012, quanto tiveram início. Divididos em 12 lotes, os serviços tinha projeção de conclusão em dois anos. Diversos problemas - falta de verbas atrasos nas entregas, paralisações dos trabalhadores, incapacidade da empresa de cumprir o contrato - ocorreram, fazendo com que a conclusão dos trabalhos atrasasse.

A extensão assumida pelo Exército era de responsabilidade da empresa Constran, que entrou em recuperação judicial e não conseguiu tocar o serviço.

Ao todo, a duplicação dos 211,2 quilômetros entre Guaíba e Pelotas tem um custo total previsto de R$ 1,77 bilhão (o valor foi acrescido com o tempo, visto que, inicialmente, era de R$ 868,94 milhões). Até o momento, já foram aplicados R$ 1,15 bilhão. Já foram concluídos e entregues um total de 131,5 quilômetros (62,2%).

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