Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Google Earth Pro
Mundo

Com quarentena, cidade italiana erradicou coronavírus em duas semanas

A cidade de três mil habitantes reduziu o número de casos para zero em pouco tempo.

AFP
por  AFP
29/03/2020 08:35 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade


Até o momento, a Itália é um dos países mais afetados pelo novo coronavírus no mundo – com mais de 80 mil casos confirmados. Mas, nas últimas semanas, pesquisadores perceberam que a cidade de Vò, perto de Veneza, poderia ser utilizada como base para um experimento. O que aconteceria se todos os 3 mil habitantes da município, sem exceção, fossem colocados em quarentena antes mesmo do vírus se espalhar?

E, ao fazer isso, os pesquisadores relataram que nenhum caso novo apareceu. Em menos de duas semanas, não havia sequer um caso de covid-19 em Vò. Para realizar a quarentena, as autoridades do local permitiram que a Universidade de Pádua, localizada em Pádua, realizasse os testes nos indivíduos infectados. Após o primeiro teste, foram identificados 89 indivíduos com o vírus. No segundo, apenas seis dos testados estavam infectados e permaneceram isolados.

Sendo assim, a taxa de recuperação da cidade de Vò aumentou para 100%, visto que os únicos seis habitantes com o vírus não tiveram contato com mais ninguém até que estivessem curados. Os pesquisadores alertam, porém, que essa é uma medida que deve ser tomada com antecedência. Quando os testes e o período de quarentena começaram, apenas 3% da população estava infectada.

Considerando toda a região da Itália, que não adotou a mesma medida do que a cidade de Vò, o país foi rapidamente para o topo da lista dos países com maior número de casos confirmados. Além disso, a taxa de mortalidade pelo novo coronavírus no país é de 8%, o que, segundo os pesquisadores, apresenta um descontrole no tratamento. No Brasil, a taxa de letalidade do novo coronavírus é inferior a 3%.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE