Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Saúde

Com novo lote de 85 mil testes rápidos o RS prioriza idosos

Até agora os exames eram dirigidos a profissionais da saúde e da segurança pública.

Assessoria Gov/RS
por  Assessoria Gov/RS
24/04/2020 16:09 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Com a chegada de um novo lote com mais 85 mil testes rápidos anticorpos para detecção de Covid-19, a Secretaria da Saúde (SES) passa a priorizar, a partir desta sexta-feira (24), também a testagem da população de idosos sintomáticos. Até agora os exames eram dirigidos a profissionais da saúde e da segurança pública.

O governador Eduardo Leite disse, em sua live diária, que o “Governo tem uma política, uma estratégia de testes para coronavírus, com diversas ações complementares”. Ele lembrou que uma remessa de testes rápidos foi enviada para a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) realizar a pesquisa de amostragem para fins de gestão da crise sanitária, como a decisão sobre o isolamento controlado e sustentável no Rio Grande do Sul.

Secom SES

A secretária da Saúde, Arita Bergmann, informou que, com esse novo lote, o RS soma o recebimento de 130 mil testes rápidos vindos do Ministério da Saúde. Segundo ela, o envio dos testes para os municípios vai seguir critérios como número de habitantes e quantidade de casos confirmados.

O exame de anticorpos atesta a presença do vírus a partir de 10 dias depois do início dos sintomas. Para a realização é necessária a coleta de apenas uma gota de sangue. O resultado fica pronto em até 20 minutos e detecta a presença de anticorpos (IgG e IgM), que são defesas produzidas pelo corpo humano contra o coronavírus.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE