Com novidades, inscrições para o Enem começam nesta segunda-feira, 26
Neste ano a prova do Enem volta a valer como certificado de conclusão do ensino médio
As inscrições para o Enem 2025 começam nesta segunda-feira (26) e vão até 6 de junho, exclusivamente pela Página do Participante. O Inep alertou que o processo deve ser feito apenas pelos canais oficiais.
A taxa de inscrição, no valor de R$ 85, pode ser paga por meio de boleto (disponível na Página do Participante), Pix, cartão de crédito ou débito em conta corrente ou poupança, conforme as opções oferecidas pelo banco.
O pagamento deve ser efetuado até o dia 11 de junho. De acordo com o Inep, não haverá prorrogação desse prazo.
O exame é uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, utilizado por instituições públicas e privadas como critério de seleção, além de ser um requisito para programas governamentais de auxílio estudantil. Não há como se inscrever no Sisu, no Prouni e no Fies sem ter feito o Enem.
Provas
O Enem 2025 será realizado nos dias 9 e 16 de novembro. No primeiro dia, os candidatos farão a redação e provas de linguagens, ciências humanas e língua estrangeira, com duração de 5h30. No segundo dia, serão aplicadas as provas de matemática e ciências da natureza, com duração de 5h. Os portões abrem às 12h e fecham às 13h, com início às 13h30 (horário de Brasília).
Ainda de acordo com o edital, as provas do Enem serão reaplicadas nos dias 16 e 17 de dezembro para participantes que faltaram por problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas.
A divulgação dos resultados está prevista para o dia 16 de janeiro de 2026.

Novidades
Pré-inscrição automática: os estudantes regularmente matriculados no 3º ano do ensino médio estarão automaticamente pré-inscritos e só precisarão acessar a Página do Participante para confirmar as informações e selecionar a opção de línguas que quer em sua prova. Os estudantes de 1º e 2º ano e os candidatos que já concluíram o ensino médio ainda precisarão preencher a solicitação de inscrição.

Importante! Quem conseguiu a isenção (como os alunos da rede pública) precisa se inscrever. Caso contrário, não poderá fazer a prova.
Certificado de conclusão do ensino médio: o exame também poderá ser usado como certificado de conclusão do ensino médio para maiores de 18 anos e para quem conquistar pelo menos 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento das provas e nota acima de 500 pontos na redação.
A prova havia deixado de ter essa função em 2017, quando ela foi transferida unicamente para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).