Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Educação

Com inscrições até sábado, ProUni tem oferta recorde

São 122.432 bolsas integrais (100%) e 130.102 parciais (50%). O resultado da primeira chamada será divulgado em 4 de fevereiro.

Secom/ME
por  Secom/ME
30/01/2020 16:09 – atualizado há 4 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

As inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni) estão abertas e vão até as 23h59 de sábado, 1º de fevereiro. Ao todo, são 252.534 bolsas ofertadas — maior quantidade já registrada para o primeiro semestre —, sendo 122.432 integrais (100%) e 130.102 parciais (50%). O resultado da primeira chamada será divulgado em 4 de fevereiro.

Para se candidatar, o estudante deve informar o número de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 e a senha usada no exame. No momento da inscrição, o candidato faz, em ordem de preferência, até duas opções de instituição, curso e turno dentre as bolsas disponíveis, de acordo com seu perfil. O participante com deficiência ou que se autodeclarar indígena, preto ou pardo pode optar por concorrer a bolsas destinadas a políticas de ações afirmativas.

O coordenador-geral de Programas de Ensino Superior do Ministério da Educação (MEC), Thiago Leitão, ressalta a magnitude da oferta neste semestre. “Mais estudantes poderão se beneficiar. Trata-se de uma iniciativa do MEC para democratizar o acesso ao ensino superior brasileiro, dando a oportunidade de estudo a quem mais precisa”, disse. A consulta às bolsas teve início na segunda, 27 de janeiro.

Podem participar do processo seletivo do ProUni estudantes brasileiros que não possuam diploma de curso superior e tenham participado da edição de 2019 do Enem, tendo obtido, no mínimo, 450 pontos na média das notas do exame e nota superior a zero na redação.

Os outros requisitos para tentar uma das bolsas são:

  • ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou da rede particular, na condição de bolsista integral da própria escola;
  • ser pessoa com deficiência;
  • ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrante de quadro de pessoal permanente de instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura. Neste último caso, não é necessário comprovar renda.
  • Para concorrer às bolsas integrais, o candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Já para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE