Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Rio Grande do Sul

Com diferença de 10 dias, tio e sobrinho morrem vítimas da covid-19 em Guaíba

Joci Machado, 64 anos, e Gilmar Ávila, 40 anos, ficaram dias internados, mas não resistiram à doença

GZH
por  GZH
25/06/2020 10:17 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Uma família de Guaíba está de luto após a morte de dois de seus integrantes em um período de 10 dias. Tio e sobrinho, Joci Machado e Gilmar Ávila são duas das sete vítimas da covid-19 no município da Região Metropolitana.

Joci morreu no último domingo (21), aos 64 anos, após ter ficado 20 dias internado no Hospital Conceição, em Porto Alegre. Com diabetes e hipertensão, ele recebeu o primeiro atendimento na estrutura de campanha instalada ao lado do Pronto Atendimento de Guaíba, mas a equipe optou por encaminhá-lo à Capital.

Gilmar e o tio Joci eram considerados amigos inseparáveis Arquivo pessoal / Arquivo Pessoal

O sobrinho dele, Gilmar, 40 anos, morreu em 11 de junho, depois de 23 dias de tratamento. O motorista de caminhão procurou um hospital da cidade em 19 de maio, após sentir dor de garganta e falta de ar. Em razão do plano de saúde da família não prever internação, a família decidiu levá-lo para a Capital.

Descritos como amigos inseparáveis, Joci e Gilmar viviam um na casa do outro, e os churrascos em família costumavam ser sagrados. Diante da covid-19, nenhum deles chegou a saber do estado de saúde do outro.

Com a perda, cabe agora à esposa de Gilmar, Alessandra, tentar explicar para o pequeno Allan, de cinco anos, que o pai não voltará mais.

— Ele não entende. Sempre pergunta quando que o pai volta. Gilmar era um pai exemplar, amava estar perto da família e dos amigos. Um dos nossos sonhos era ter saúde para ver o Allan crescer — conta.

As mortes de tio e sobrinho também deixaram vizinhos abatidos, visto que a família é conhecida no bairro Alvorada, onde os pais e o irmão de Gilmar mantêm um mercado na comunidade.

Alessandra conta que outros membros da família também foram diagnosticados com coronavírus, mas que são considerados recuperados. Nenhum integrante está infectado com a doença.

Casos em Guaíba

De acordo com os registros da Secretaria Estadual da Saúde, Guaíba tem sete mortes em decorrência do coronavírus e 97 casos confirmados. Os dois óbitos mais recentes foram confirmados na quarta-feira (24).

O município se enquadra nas restrições da bandeira vermelha, de acordo com o sistema de distanciamento controlado proposto pelo governo do Rio Grande do Sul.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE