Com bandeira vermelha, RGE orienta sobre economia de energia
Companhia dá dicas para reduzir consumo e evitar aumento na conta de luz com a nova tarifa da Aneel.
Com o acionamento da bandeira tarifária vermelha – patamar 2, anunciado pela Aneel, os consumidores atendidos pela RGE devem sentir um aumento na conta de energia, devido aos custos mais altos de geração provocados por fatores climáticos. Para ajudar a controlar os gastos, a distribuidora orienta seus clientes sobre uso consciente e eficiente da energia elétrica.
Segundo Walter Barbosa Júnior, gerente de Eficiência Energética da CPFL, pequenas mudanças no dia a dia podem trazer grandes resultados. “A escolha de aparelhos com selo de eficiência A do INMETRO/PROCEL e o uso consciente desses equipamentos são medidas essenciais para reduzir o consumo e o impacto no orçamento”, explica.

Confira as principais dicas da RGE para economizar:
Chuveiro elétrico: pode representar até 35% da conta. Reduza o tempo no banho e use a função “verão” sempre que possível.
Geladeira: consome de 25% a 30%. Evite abrir a porta com frequência e mantenha o aparelho longe de fontes de calor.
Iluminação: representa de 15% a 25% do consumo. Troque as lâmpadas comuns por LED, que são até 85% mais econômicas, e aproveite a luz natural.
Aquecedores e ar-condicionado: podem chegar a 15% da fatura. Instale corretamente, use o timer para desligamento automático e mantenha portas e janelas fechadas durante o uso.
A RGE reforça que a eficiência energética é uma aliada importante para enfrentar o momento de tarifa mais alta, sem comprometer o conforto e o bem-estar da família.
Plataforma “Conta Fácil de Entender”
A plataforma "Conta Fácil", disponível no aplicativo ou site da CPFL, permite comparar as variações de consumo de um mês para outro, fornecendo informações detalhadas sobre os fatores que influenciam a conta.