Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Rio Grande do Sul

Com aumento dos casos de coronavírus, Estado planeja Operação Verão com foco na Saúde

Além do reforço na segurança nas praias do Litoral Norte e Sul do RS, as autoridades estão atentas ao aumento dos casos de coronavírus já registrados em novembro.

Rádio Guaíba
por  Rádio Guaíba
19/11/2020 16:06 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O aumento dos casos e das internações em função do coronavírus no Rio Grande do Sul alerta autoridades envolvidas com a questão. Durante reunião do comitê que planeja as ações de enfrentamento à pandemia, realizada na manhã desta quinta-feira, o principal tema de debate foi a chegada do verão. Com isso, a tradicional Operação Verão – que envolve o reforço das polícias no litoral e o recrutamento de salva-vidas – terá um foco também na Saúde. Nesta sexta-feira, o Piratini vai anunciar recursos para a área.

Foto: Guilherme Almeida/CP

Com registro de grande movimento nas praias nos últimos finais de semana, a preocupação reside no eventual relaxamento das medidas de proteção individual e distanciamento social. Apesar da Secretaria Estadual da Saúde trabalhar com regulação dos leitos em hospitais de todo o Rio Grande do Sul, preocupa a situação de lotação nas instituições hospitalares do Litoral Norte.

O procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa, que é integrante do comitê, ressalta que as medidas ainda estão em estudo, mas haverá protocolos específicos e indicação de distanciamento nas praias e estabelecimentos comerciais. “Os protocolos específicos estão sendo estudos, mas a ideia é compatibilizar o acesso ao mar, mas reforçar também as normas sanitárias em estabelecimentos comerciais, tal como obrigação do álcool em gel e medição de temperatura em restaurantes e supermercados. As forças de segurança vão auxiliar neste sentido”, ressalta.

Os guarda-vidas, que estão em processo de seleção, além de atuarem no salvamento aquático, também passarão por uma capacitação referente às medidas de distanciamento social, por exemplo. Conforme a Secretaria da Segurança Pública, as instituições participantes da Operação Verão encaminharam seus planejamentos ao gabinete do Vice-Governador, que coordena a operação, e serão todos alinhados às orientações da Secretaria Estadual da Saúde.

A Operação RS Verão Total 2021 terá início com lançamento oficial no Litoral Norte em 19 de dezembro e no dia seguinte no Litoral Sul. O efetivo ainda não foi anunciado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE