Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Com antecipação de formaturas, RS terá mais de 180 novos médicos até maio

Ministério da Educação autorizou adiantamento das colações de grau dos cursos da área da saúde no começo de abril.

GZH
por  GZH
16/04/2020 18:04 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Com mais de 780 casos de covid-19 confirmados até a primeira quinzena de abril, o Rio Grande do Sul deve receber reforços para enfrentar a pandemia nas próximas semanas. Após o Ministério da Educação (MEC) autorizar a formatura antecipada de alunos dos cursos da área da saúde, pelo menos quatro universidades anunciaram que devem alterar a data para a colação de grau dos alunos. Serão mais de 180 novos médicos até o mês que vem.

Entre as sete federais que oferecem o curso de Medicina, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) já bateram o martelo e planejam formaturas a partir da semana que vem. A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) disseram que estão analisando as possibilidades, enquanto a Universidade Federal do Rio Grande (Furg) informou que não terá como antecipar as datas por não se enquadrar nos critérios da portaria do MEC.

O documento do governo prevê que as colações de grau dos cursos de Medicina, Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia de instituições federais podem ser antecipadas, desde que o aluno tenha completado 75% da carga horária prevista para o período de internato médico ou estágio supervisionado. A autorização vale enquanto durar a situação de emergência pública em decorrência da covid-19.

Antes mesmo da publicação da medida, que foi divulgada em 3 de abril e tem como objetivo oferecer mais profissionais para o combate do coronavírus, o assunto já era discutido na UFSM. Um grupo de apoio à covid-19 formado em janeiro alertou para a necessidade de reposição dos profissionais da saúde se a doença chegasse ao Brasil.

— Esse grupo já previa que nós teríamos de ter alguma ação para liberar nossos alunos para a linha de frente. No início da suspensão das aulas, nos reunimos com os alunos da Medicina e com a coordenação do curso. Foi um acordo fácil, porque eles já queriam ajudar — conta a pró-reitora de Graduação, Martha Adaime.

A partir do encontro, a universidade ampliou a carga horária dos estudantes para acelerar a conclusão do curso — como ainda não havia orientação governamental, a ideia era adiantar o cumprimento integral do currículo. Com a medida interna, as formaturas não precisarão ser amparadas na portaria, já que os formandos vão completar todos os estágios exigidos para a conclusão do curso. A previsão é de que 58 alunos colem grau em uma cerimônia virtual ainda na primeira semana de maio, depois de prestar um último exame.

Já na UFFS, a antecipação da formatura da Medicina foi permeada por dilemas. A turma que se enquadrava nos critérios estabelecidos pelo governo federal não teria tempo de integralizar o currículo caso a universidade aderisse à medida.

— Não foi uma decisão fácil. Os alunos tinham começado as atividades em janeiro e concluiriam em junho. Tinham 92% da carga horária. Como eles tinham passado por todas as áreas, no mínimo uma vez, os professores entenderam que tinham condições de atuar, e a universidade aprovou — recorda o coordenador acadêmico do Campus Passo Fundo, Leandro Tuzzin.

Dos 38 estudantes aptos a se formar, 36 aceitaram antecipar a colação de grau. Eles receberão o diploma em gabinete, com horários agendados, na próxima terça-feira. A universidade fará a transmissão ao vivo para que as famílias possam assistir à entrega do documento.

Na Universidade Federal de Pelotas, o Comitê Acadêmico da UFPel na Pandemia deu parecer favorável à antecipação de formatura dos cursos da área de Saúde. Conforme os requisitos da portaria, estão aptos 45 alunos de Medicina, um de Enfermagem e dois de Farmácia. Segundo a assessoria de imprensa da instituição, a Medicina deve ser a primeira, possivelmente na semana que vem.

Entre as universidades particulares, que não estão contempladas na portaria, a Universidade de Passo Fundo (UPF) optou por antecipar cerimônias — a formatura da Medicina prevista para julho. A colação de grau em gabinete ocorrerá nos dias 22 e 23 de abril e diplomará 43 novos médicos. Procuradas pela reportagem, PUCRS, Ulbra, Univates e Unisc não preveem antecipações. A Feevale, de Novo Hamburgo, disse que o assunto está sendo analisado. Ao todo, 18 instituições oferecem o curso de Medicina em todo o Estado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE