Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Economia

Com 27 serviços disponíveis, Receita Estadual lança novo Portal para Pessoa Física

Novo serviço irá eliminar quase por completo a necessidade de atendimentos presenciais.

Assessoria Gov/RS
por  Assessoria Gov/RS
13/11/2020 14:37 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Buscando incrementar a prestação de serviços à sociedade, a Receita Estadual lançou nesta semana seu novo Portal de Serviços para Pessoa Física. A primeira fase abrange 27 serviços e irá eliminar quase por completo a necessidade de atendimentos presenciais, já que os próprios cidadãos poderão realizar protocolos diretamente no portal. Novos avanços estão previstos para os próximos meses.

A ação está inserida no âmbito da agenda Receita 2030, que estabelece 30 iniciativas para modernização da administração tributária gaúcha, e do projeto de transformação digital do governo do Estado rs.gov.br. O acesso à ferramenta já está disponível nos sites da Secretaria da Fazenda e da Receita Estadual, ao lado do link para o Portal e-CAC (destinado a Pessoas Jurídicas), e no portal integrado de serviços digitais rs.gov.br.

Novo serviço irá eliminar quase por completo a necessidade de atendimentos presenciais - Foto: Divulgação / Sefaz

O portal é responsivo, se adaptando a qualquer tipo de resolução e acessível também via smartphones. O login deve ser feito com os dados da conta do cidadão no portal gov.br. Os protocolos de serviços para Pessoas Jurídicas, com e sem Inscrição Estadual, permanecem no Portal e-CAC.

Entre os serviços disponíveis para protocolo no lançamento do portal estão itens como solicitação de Isenção de ICMS de Veículos, Isenção de IPVA, Outros Serviços relacionados a Veículos, Impugnações e Recursos Administrativos, Serviços para o ITCD, o imposto sobre transmissão causa mortis e doação, e Devolução de Tributos. Posteriormente, o objetivo é incluir possibilidades como melhorias na emissão de Certidão de Situação Fiscal e relativas ao pagamento e ao parcelamento dos tributos.

Cada cidadão poderá fazer o protocolo e acompanhar os serviços solicitados por meio do menu “Acompanhamento”. Mensagens via SMS e e-mail serão recebidas a cada novo serviço solicitado, tanto na geração do protocolo quanto na conclusão. Será possível protocolar os serviços para o CPF registrado no sistema ou para terceiros, como no caso de despachantes ou representantes. Nesses casos, os terceiros também receberão mensagens via SMS e e-mail, desde que as informações sejam corretamente informadas no pedido.

Receita 2030: Nova Política de Relacionamento com o Cidadão

A agenda Receita 2030 consiste em 30 iniciativas propostas pela Receita Estadual para modernizar a administração tributária gaúcha. Os principais focos são promover a transformação digital do fisco, a simplificação extrema das obrigações dos contribuintes, a melhoria do ambiente de negócios, o desenvolvimento econômico e a otimização das receitas estaduais.

Uma das medidas estabelecidas é a chamada “Nova Política de Relacionamento com o Cidadão”. O objetivo é estabelecer um relacionamento com foco na ampliação dos serviços digitais, na melhoria da comunicação com o cidadão e na facilitação do acesso à informação e do cumprimento de obrigações. São esperados como resultados mais padronização, qualidade e agilidade na prestação de serviços, estabelecendo uma nova forma de se relacionar com o contribuinte e com toda a sociedade.

Diversas ações já foram desenvolvidas, como a migração de serviços exclusivamente presenciais para a internet, a redução de prazos de atendimento e a simplificação e a desburocratização de procedimentos. No mesmo sentido, medidas ainda estão em fase de planejamento ou execução, como melhorias no atendimento virtual e em aplicativos móveis, uso de inteligência artificial no atendimento e qualificação dos canais de relacionamento e serviços.

O rs.gov.br

O portal integrado de serviços do governo do Estado rs.gov.br facilita o acesso aos serviços prestados pelo Executivo gaúcho. No ar há um ano, já oferece 55% dos serviços digitalizados. São mais de 230 demandas que o cidadão pode resolver de forma digital, acessando a plataforma a partir de seu computador, tablet ou telefone celular.

O projeto de transformação digital do governo do Rio Grande do Sul é liderado pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) com apoio das vinculadas Escritório de Desenvolvimento de Projetos (EDP) e Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado (Procergs).

Os serviços do novo Portal Pessoa Física da Receita Estadual

Veículos – Isenção de ICMS:
– Solicitação de Isenção de ICMS – Pessoa com Deficiência (PcD) Conduto
– Solicitação de Isenção de ICMS – Pessoa com Deficiência (PcD) Não Condutor
– Solicitação de Isenção de ICMS – Táxi
– Solicitação de Isenção de ICMS – Corpo Diplomático

Veículos – Isenção de IPVA:
– Solicitação de Isenção de IPVA – Pessoa com Deficiência (PcD) Condutor
– Solicitação de Isenção de IPVA – Pessoa com Deficiência (PcD) Não Condutor
– Solicitação de Isenção de IPVA – Táxi
– Solicitação de Isenção de IPVA – Demais isenções

Veículos – Outros serviços:
– Cancelamento de Restrição de ICMS
– Recolhimento de ICMS por perda de benefício tributário
– Solicitação de Alteração de Desconto de Bom Condutor
– Desvinculação de exercícios anteriores
– Cancelamento de Isenção de IPVA

Devolução de tributos:
– Devolução de ICMS em Duplicidade
– ICMS Recolhido por GA ou GNRE
– IPVA
– Taxa de Serviços
– ITCD
– Demais petições e Respostas à Intimações

ITCD:
– Cadastramento de advogados – Sistema ITC
– Autorregularização ITCD
– Resposta a intimação ITCD

Impugnação e Recursos Administrativos:
– Impugnação lançamento tributário
– Contestação à Negativa de Recebimento de Denúncia Espontânea
– Recurso ao TARF
– Demais Petições e Respostas à Intimações em 1ª Instância ou TARF
– Juntada de Petição

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE