Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Rio Grande do Sul

Colegiado de Primeiras-Damas da AMAU quer trazer “Touca Inglesa” para o Hospital Santa Terezinha

Objetivo do equipamento é reduzir a alopécia (perda de cabelos) em decorrência do tratamento oncológico.

Redação AU Online / Divulgação
por  Redação AU Online / Divulgação
13/06/2022 10:15 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

Uma tecnologia usada no tratamento oncológico que evita ou reduz a queda de cabelo levou representantes do Colegiado das Primeiras-Damas da Associação de Municípios do Alto Uruguai (AMAU) juntamente com ex-diretor da Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim, Jackson Arpini a realizar uma visita técnica ao Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre, na última sexta-feira (10)

O grupo esteve no Centro Oncológico do Centro Clínico Mãe de Deus, onde pode saber mais detalhes sobre o aparelho, conhecido como "Touca Inglesa", que contem tecnologia Paxman. De acordo com técnicos da Santa Casa objetivo do equipamento é reduzir a alopécia (perda de cabelos) em decorrência do tratamento oncológico.

A comitiva estava representada pela presidente do colegiado, Silvana Bettega (Gaurama), Melânia Vendruscolo (Severiano de Almeida), Rafaela Sette (Barra do Rio Azul) e a agente executiva da AMAU, Suélen Brum.

Segundo a presidente Silvana Bettega, a visita foi extremamente importante porque permitiu verificar as possibilidades de implantar a tecnologia no hospital de referência SUS, no caso da região o Hospital Santa Terezinha. “A partir do momento em que as dúvidas foram sanadas e se estabeleceu contato com o representante da empresa, que informou que a tecnologia está disponível em hospitais que atendem o SUS, com o objetivo de mudar o estigma do câncer, como forma humanizada e positiva de enfrentar a doença, sem perda da autoestima”, explica.

Conforme a presidente, visitas como esta são importantes para a região porque possibilita ampliar contatos com outras casas de saúde. “Ela enaltece a iniciativa das primeiras-damas e espera que a visita possa viabilizar que a tecnologia possa estar disponível aos pacientes do SUS, por meio de uma ação regional”, ressaltou.

Jackson Arpini parabenizou as primeiras-damas pela iniciativa, bem como o convite para acompanhar a comitiva regional. “O equipamento será uma grande conquista para toda a região”, finalizou.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE