Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Tech

Colar que impede a mão no rosto, tecido que mata o vírus e mais 3 tecnologias contra o coronavírus

Diversos produtos tem surgido para ajudar a evitar a propagação da Covid-19.

NSCTotal
por  NSCTotal
24/07/2020 14:43 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Confira cinco produtos criados contra o coronavírus, com o objetivo de evitar a proliferação da doença. As invenções vão desde um colar feito pela Nasa até um spray criado aqui em Santa Catarina mais eficaz que o álcool 70%.

Isso porque a pandemia de coronavírus colocou a comunidade científica em uma corrida para produzir uma vacina capaz de imunizar a população. Mas enquanto ela não fica pronta, diversas tecnologias têm surgido para ajudar a conter a propagação da Covid-19.

Luz ultravioleta

Foto:Northwell Health

A luz ultravioleta tem sido uma aliada para inativar o coronavírus. A onda eletromagnética pode eliminar até 99% dos microrganismos. Entretanto, embora seja um método de descontaminação, essa eficácia depende de vários fatores que precisam ser controlados, como a potência da lâmpada, a faixa de UV emitida, o tempo de exposição e ainda o tipo de material e a conformação geométrica da superfície.

— Por isso, para ser aplicada no combate à pandemia, esse método precisa ser bem planejado e aliado a outras formas de descontaminação, que não podem ser desprezadas. Um supermercado, em São Paulo, instalou uma câmara de luz UV para expor as compras dos clientes. Mesmo assim todos os processos de descontaminação manual, como aplicação de álcool 70%, continuam sendo usados. Rodos emissores de ultravioleta também foram doados à Santa Casa de Misericórdia, de São Carlos (SP). Mas, novamente, são usados como sistemas complementares para descontaminação do piso, explica Marcelo Schappo, físico do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).

Termômetro infravermelho

Divulgação Gov/TO

Um dos objetos que passaram a ser mais comuns no dia a dia das pessoas é o termômetro infravermelho. A aferição de temperatura agora é obrigatória em supermercados e lojas em muitas cidades brasileiras e é uma importante tecnologia contra o coronavírus. Ao contrário dos termômetros mais antigos, como os de mercúrio, por exemplo, que precisavam entrar em contato com o corpo, o termômetro infravermelho mede a temperatura a distância. É importante lembrar, entretanto, que o produto ainda não tem regulamentação do INMETRO. O físico do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) Marcelo Schappo, explica que para garantir uma medida confiável, é preciso seguir adequadamente todas as orientações dos fabricantes.

— Por exemplo, é preciso estar atento à distância correta entre o aparelho e a pele, o ângulo adequado de posicionamento do termômetro, e ainda os limites de operação em relação à umidade e temperatura do ambiente. O INMETRO publicou um guia que ajuda os operadores a estarem atentos a esses fatores.

Tecido capaz de eliminar o coronavírus

Ilustração mostra os fios do tecido com partículas de prata agindo contra o coronavírus — Foto: Ênio Longo

A máscara se tornou um item essencial para a proteção contra o coronavírus. Imagine poder utilizar uma máscara que além de proteger ainda é capaz de inativar o vírus? Várias empresas, algumas de Santa Catarina, estão produzindo itens de vestuário para o público em geral com nanopartículas de prata com propriedades antivirais e antibacterianas. Segundo Aline Gevaerd Krelling, professora de Biologia do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), a prata age nas proteínas do vírus que se ligam às células humanas. Ao ser destruído, ele não conseguirá invadi-las.

— Podemos pensar que é uma ação semelhante à do sabão, que age dissolvendo esse envelope de gordura e assim eliminando o vírus, o que justifica a recomendação de se lavar a mão com frequência como uma das medidas mais eficazes de combate ao coronavírus, explica Aline.

Spray mais eficiente que o álcool 70%

Criado pela engenheira química formada na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Fernanda Checchinato, o antisséptico biocosmético GY em forma de spray é mais eficaz que o álcool 70% e ainda evita danos à pele. O principal destaque é a duração do produto. Ele permanece ativo por até seis horas eliminando vírus e bactérias.

— Outra questão muito importante é a segurança, pois produtos que levam álcool são inflamáveis e sua ingestão representa risco à vida, um perigo principalmente para crianças, destaca Fernanda, que é CEO e fundadora da Startup Aya-Tech (SP) e Doutora em Ciência e Engenharia de Materiais.

Dispositivo impede de tocar o próprio rosto

Divulgação NASA

Um ato involuntário, mas que aumenta - e muito - as chances de contaminação pelo coronavírus é o de tocar o próprio rosto. Não levar a mão aos olhos, à boca e ao nariz é uma das principais recomendações das autoridades em saúde. Para ajudar a controlar a disseminação da Covid-19 a Nasa produziu um dispositivo que gera um alerta quando as mãos se aproximam da face. O produto, chamado de Pulse, pode ser reproduzido livremente. A própria Nasa disponibiliza as instruções de fabricação aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE