Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Santa Catarina

Colapso em Chapecó: Governador envia secretários para montar gabinete de crise

Na terça-feira (16), o governador Carlos Moisés da Silva também viajará a Chapecó para acompanhar os trabalhos

NSCTotal
por  NSCTotal
14/02/2021 16:53 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Com quadro de colapso no sistema de saúde, Chapecó terá um reforço no enfrentamento ao coronavírus. Nesta segunda-feira (15), dois secretários do governo Carlos Moisés da Silva chegam ao Oeste para montar um gabinete de crise diante do agravamento do cenário. André Motta Ribeiro, secretário de Saúde, e Eron Giordani, Chefe da Casa Civil, que é da região, viajam pela manhã sem passagem de volta até que a situação melhore.

Neste domingo (14), o prefeito de Chapecó, João Rodrigues, admitiu que a cidade chegou ao colapso. O gabinete de crise que será montado terá a parceria do município, do Estado e do Ministério da Saúde, que foi avisado sobre a situação gravíssima que enfrenta o Oeste catarinense nos últimos dias.

Na terça-feira (16), o governador Carlos Moisés da Silva também viajará a Chapecó para acompanhar os trabalhos. As autoridades locais, incluindo diretores de hospitais da região, têm pedido que as pessoas redobrem os cuidados com as medidas sanitárias para evitar a proliferação da doença.

A prefeitura de Chapecó determinou a suspensão das aulas presenciais e seguiu recomendação do Ministério Público para o fechamento de serviços não essenciais como bares, cinemas e teatros.

Situação em Chapecó

Atualmente, Chapecó possui 2.120 casos ativos da Covid-19, onde 123 pessoas estão internadas pelo vírus -53 em UTIs (37 em leitos públicos e 16 em leitos privados) e 62 em enfermaria (30 em leitos públicos e 32 em leitos privados).

Conforme Administração Municipal, Chapecó já registrou 18.923 casos confirmados da doença e 155 mortes em decorrência do vírus.

A prefeitura de Chapecó alertou a população sobre a gravidade da situação dos hospitais e ambulatórios de Chapecó. O diretor técnico da Secretaria da Saúde, João Lenz, disse que somente na manhã deste domingo, dos 53 testes realizados, 73% deram positivo para a Covid-19. Ele afirmou que, pelo nível de contaminação e por estar atingindo pessoas mais jovens há uma suspeita de variante da Covid-19, embora isso não tenha sido confirmado ainda.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE