Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Codesul organiza encontro de Defesas Civis dos estados do Sul

O encontro acontece em SC por conta do avançado aparato tecnológico , experiência e atuação da Defesa Civil.

Assessoria/SecomRS
por  Assessoria/SecomRS
12/11/2023 20:08 – atualizado há 33 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

Acontece nesta segunda-faeira (13), em Florianópolis, o encontro das Defesas Civis do Mato Grosso do Sul, do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.

A organização é do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul), com o objetivo de trocar expertises, apresentar os inventários de estrutura disponível em cada Estado e elaborar o plano de atuação do Grupo de Trabalho do Clima e as ações para a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2023.

Esse encontro é um desdobramento da primeira reunião do Grupo de Trabalho do Clima, criado em outubro pelos governadores dos estados que integram o Codesul.

Conforme a secretária-executiva do Codesul, Micheli Petry, a intenção é somar esforços para minimizar os impactos das emergências climáticas. Os governadores manifestaram o desejo de intensificar o trabalho em busca das melhores práticas e tecnologias existentes no mundo para previsão de ocorrências climáticas e captar recursos junto ao Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) para aquisição de equipamentos.

O secretário-chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Luciano Chaves Boeira, que representará o Rio Grande do Sul, destacou que o encontro busca alinhar e padronizar as ações dos Estados, no sentido de aprimorar as respostas conjuntas. “Isso possibilita maior fluidez no intercâmbio de informações e efetividade da gestão no ciclo de ações de Defesa Civil frente às catástrofes climáticas, sejam elas estiagem, enchentes ou outros eventos adversos”, frisou.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE